ESTIMULANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ciências Exatas e da Terra
ID 444-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico
4ª FEMIC Jovem
Autores
Laura de Araújo Rodrigues
Nataly de Souza Cunha
Styves Barros Miranda
Luanna Azevedo Cruz (Orientadora)
Seabra, Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Seabra
FLIPBOOK do Trabalho
O projeto PeCOM tem como objetivo desenvolver o letramento digital e raciocínio lógico através do Pensamento Computacional, para os estudantes das escolas de Seabra e região, a partir da realização de oficinas com uso de jogos e ferramentas digitais. |
REsumo Científico
O Pensamento Computacional consiste em um método de solucionar problemas a partir do uso de técnicas e fundamentos da Computação. Ele auxilia na construção da autonomia e criatividade, aprimora a capacidade interpretativa individual, permite maior apropriação de tecnologias e obtenção de competências para a era digital, e contribui no processo de ensino e aprendizagem. Apesar de ser um termo recente, vem sendo considerado como um dos pilares fundamentais do intelecto humano, juntamente com a leitura, escrita e aritmética. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver os fundamentos e práticas relacionadas ao Pensamento Computacional, a partir da oferta de oficinas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio das escolas de Seabra e região. A proposta será desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Seabra, de forma remota. Para isso, os passos metodológicos envolvem a realização de seis etapas: levantamento bibliográfico acerca da temática; planejamento da oficina sobre Pensamento Computacional com definição de recursos e ferramentas a serem utilizados, bem como preparação do ambiente de aprendizagem Moodle; realização da oficina “Estimulando o Pensamento Computacional” com oferta de duas turmas e uso das ferramentas de experimentação Code.org e Scratch; análise das atividades realizadas nas oficinas; avaliação das oficinas por meio de questionários; produção de material audiovisual a respeito da temática Pensamento Computacional. Como resultados espera-se que os estudantes compreendam os conceitos e práticas, consigam aplicar os fundamentos do Pensamento Computacional na resolução de problemas e na realização de suas atividades diárias, e desenvolvam habilidades relacionadas à construção de algoritmos. Dessa forma, verifica-se a importância da inserção do Pensamento Computacional nos mais diversos ambientes escolares, contribuindo com o processo educativo e formativo dos estudantes. |
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