GENTILEZA NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Linguística, Letras e Artes

ID 479-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Emilly Resende Gonçalves
Giuliana Karla Oliveira Abreu
Marcela Elisa Machado Quintão
Graciele Batista Gonzaga (Orientadora)

Betim, Minas Gerais

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

Nosso projeto de pesquisa surgiu da ideia de investigar sobre a gentileza durante o período de distanciamento social, tendo a intenção de saber como as pessoas continuam praticando atos de gentileza durante o tempo de pandemia.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1772" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Devido ao distanciamento social, muitas pessoas adotaram ações de gentileza, contudo, sabe-se que se pode presenciar um movimento ao contrário, isto é, atos solidários deixem de ser frequentes. As pessoas deviam ser gentis durante o período de pandemia e não estocar comida, comprando somente o necessário. Após a leitura de um livro “Palavras mágicas”, de Hideli Mary Estork e de discussões nas aulas remotas, percebeu-se que como seria os atos de gentileza durante o afastamento social. Partiu-se da ideia de analisar campanhas e formular perguntas para uma turma do colégio, aplicando um questionário para averiguar o ponto de vista dos estudantes de uma instituição de ensino privado. Depois dos resultados, pensou-se em uma ação reflexiva para mostrar a importância da gentileza mesmo em sistema de ensino remoto. Para isso usou-se base do Projeto mentor dessa investigação, “#Quem sou, nós, somos?” repensa o eu, o outro e o nós, refletindo a atitude de uma pessoa ter uma interferência na outra e na sociedade. Foi utilizado também o estudo dos Direitos Humanos (1948) e dos objetivos da ONU, Agenda 2030, visando pensar em uma pesquisa para um pequeno grupo, contribuindo, assim, para a sociedade e para escola. Dessa forma, estudar atos de gentileza são fundamentais, ainda em um momento de pandemia em que as pessoas esquecem de serem gentis e ter compreensão com o próximo. Atos de gentileza é ser empático e entender que nós dependemos dos outros para viver no coletivo com harmonia e amor.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui