A CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA NO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Linguística, Letras e Artes

ID 480-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Luiz Felipe Azevedo Dornas
Pietro Pigozzo Viggiano
Lucas Moreira Palhares
Graciele Batista Gonzaga (Orientadora)
Juliana Soares de Souza (Coorientadora)

Betim, Minas Gerais

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

Nosso projeto de pesquisa surgiu da ideia de refletir sobre o amor à natureza durante o período de distanciamento social.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1775" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Considerando o problema apresentado no livro “Sementes de papel”, de Bea foi que Eyla que desmatava a floresta cortando árvores, nossa começamos a pensar na possibilidade de uma reflexão sobre os atos dos homens na natureza. Partindo disso, pensamos em como as pessoas veem a natureza durante o distanciamento social? Com o distanciamento social, as pessoas podem passar o tempo livre cuidando da natureza. Pensando em perguntas para pesquisa, decidimos investigar como as pessoas tratam a natureza durante o processo da pandemia. Para isso, resolvemos criar um formulário e perguntar os alunos do Ensino Médio como eles cuidavam da natureza durante o tempo de pandemia. Além disso, pesquisamos em sites como da ONU, Agenda 30, que defende uma postura a favor da sustentabilidade e do consumo consciente. Usaremos também os direitos humanos que preveem a garantia de dignidade humana e há indicação de atos mais sustentáveis. Nossa pesquisa está ligada ao projeto educacional “#Quem sou, nós, somos?” que visa refletir sobre como o ato do eu, do outro e dos nós interfere na sociedade e no socioemocional. Assim, pretendemos pesquisar sobre a natureza em tempo de pandemia com uma turma para criar uma proposta de intervenção, uma roda de conversa com os alunos da terceira série do Ensino Médio produzindo um padlet com mensagens e dicas para preservar o meio ambiente. Dessa forma, podemos repensar nossas ações com a natureza em tempos de pandemia e buscando uma qualidade de vida dos alunos do Ensino Médio do colégio.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui