UMA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Ciências Sociais Aplicadas

ID 507-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Alexandra Silvestre de Souza da Silva
Sthefany Rodrigues de Oliveira
Fernanda Rosa de Brito Angelis (Orientadora)
Juliana Silva de Melo (Coorientadora)

Uberlândia, Minas Gerais

Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática

FLIPBOOK do Trabalho

Esta pesquisa teve como objetivo geral buscar os posicionamentos da população acerca da pandemia do novo coronavírus por meio de um questionário virtual, repassado por meio de aplicativos de comunicação.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1725" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A pandemia causada pelo novo vírus Sars-coV-2, que causa a doença COVID-19, marcou o início do ano de 2020 e trouxe grande preocupação social. A infecção teve início em um mercado de frutos do mar localizado em Wuhan, China, e logo se espalhou pelo mundo chegando ao Brasil. Popularmente conhecido como novo coronavírus, ele causa sintomas como falta de ar, tosse, febre, disenteria, complicações renais em casos graves e óbito. Seu contágio se dá principalmente por secreções advindas da tosse ou espirro, e por este motivo as autoridades logo decretaram o isolamento social como melhor forma de prevenção, fechando comércios não essenciais, escolas, shoppings, e se tornando obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel. Considerando o mencionado esta pesquisa teve como objetivo geral buscar os posicionamentos da população acerca da pandemia do novo coronavírus por meio de um questionário virtual, repassado por meio de aplicativos de comunicação. Por meio das respostas dos participantes identificaram-se posicionamentos acerca do contato com pessoas classificadas dentro do grupo de risco, precauções de prevenção, a importância da quarentena, a avaliação da imprensa na divulgação de noticias, quem deve usar EPIs e de quem é a responsabilidade de combater o novo vírus. Além disso, foi questionado sobre o estado emocional dos respondentes acerca do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Com essa pesquisa foi possível perceber que as informações sobre a COVID-19 ainda são desencontradas, gerando muitas dúvidas e ansiedade na população.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui