RIO PARAOPEBA: IMPORTÂNCIA E REALIDADE

Ciências Humanas

ID 517-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Rafaella dos Santos Romão
Debora Isabelle Souza Peixoto
Isabelle Ciara Souza Ciolette
Rosemeire Alves Magalhães (Orientadora)
Ádria Fabiana Ancelmo da Silva (Coorientadora)

São Joaquim de Bicas, Minas Gerais

Escola Municipal José Antônio Júnior

FLIPBOOK do Trabalho

O rio Paraopeba tem importância ecológica, cultural e social para São Joaquim de Bicas. Este rio sofre com ações antrópicas, porém o rompimento da barragem Córrego do Feijão trouxe consequências sem precedentes. É preciso preservá-lo!

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1723" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

São Joaquim de Bicas é uma pequena cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, possui cerca de 26 mil habitantes e é uma das 45 cidades banhadas pelo rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Rio São Francisco. O Paraopeba tem extensão de 510 km, abrigando várias espécies da fauna e flora. Além de toda importância ecológica deste rio, para os moradores ele é fonte de recreação e fornecimento de água para atividades de agricultura e agropecuária. O rio sempre sofreu com ações antrópicas, porém o impacto do rompimento da barragem da mineradora Vale “Córrego do Feijão” teve consequências sem precedentes, todas as atividades que envolvem o rio foram afetadas, inclusive uma aldeia de índios Pataxós que vivem em sua margem em São Joaquim de Bicas e o tinham como fonte de alimento, lazer e cultura. Com suas águas contaminadas por metais pesados, impróprias para banho e pesca, o prejuízo é imensurável, por isso, o grupo decidiu pesquisar sobre a importância do rio para cidade e o estado de Minas Gerais, identificar através de coleta de dados quais ações mitigadoras a empresa Vale está desenvolvendo e comparar a história do rio antes da tragédia com sua realidade local, divulgar os resultados desta pesquisa para a população e conscientizar sobre sua preservação. A divulgação será de forma virtual através das redes sociais com o objetivo de colocar o rio em evidência produzindo hashtags e compartilhando informações relevantes sobre o contexto local. Os resultados após a divulgação das informações servirá para elaboração de ações no intuito de alcançar mais pessoas.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui