ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES FRENTE A SEXUALIDADE E A SOCIEDADE

Ciências Humanas

ID 520-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Rafaela de Souza Leite
Clara Haydée Ramos Vieira
Felipe Vitório Lucero (Orientadora)

Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Colégio Nova Escola

FLIPBOOK do Trabalho

A pesquisa visa analisar o comportamento dos adolescentes brasileiros frente à sexualidade, além dos estudos das consequências relacionadas a um contexto mais geral, a investigação almeja compreender os resultados das atitudes da sociedade brasileira

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1690" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A pesquisa visa analisar o comportamento dos adolescentes brasileiros frente à sexualidade, além dos estudos das consequências relacionadas a um contexto mais geral, a investigação além de compreender quais são as ações decorrentes dos corpos sociais e os resultados dessas atitudes. Ainda como tabu, falar sobre sexualidade é muito delicado, envolvendo aspectos como gênero, raça, papel sexual, orientação sexual, influência religiosa, cultural e midiática, classe social e acesso à educação sexual, como apontado em LOURO (2019). O método exploratório, com procedimentos bibliográficos foi o escolhido para entender como é tratado esse tabu no país. Os resultados demonstram a falta de conhecimento sobre saúde sexual, o que, em sua maioria, ocasiona consequências danosas sobre o indivíduo. Ademais, a falta de responsabilidade do social em discutir sobre o assunto com os jovens, reafirma as descobertas do aumento de casos de DST entre os jovens de acordo com o Ministério da Saúde, decorrente da falta de uso do preservativo; o aumento dos índices de gravidez precoce, por conta da falta de consciência sobre métodos contraceptivos; o início prematuro da vida sexual. Todos revelam os malefícios da ausência da educação sexual. A maneira de tratar a sexualidade do adolescente deve ser reavaliada, para que desta forma estes possam lidar da melhor maneira possível com a sua sexualidade e tenha uma vida saudável e feliz, assim a pesquisa deu origem à um projeto de página nas mídias sociais com o intuito de promover o debate em um espaço seguro com os adolescentes de 13 até 19 anos e difundir o conhecimento sobre a sexualidade, com um planejamento de assuntos para abordar e explicar ao longo do projeto.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui