EDUCARV CREATOR: GERADOR DE MÓDULOS DE REALIDADE VIRTUAL PARA ENSINO-APRENDIZAGEM

Ciências Exatas e da Terra

ID 59-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Daniel Medeiros Alvim, Pedro Morais da Silva
Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (orientadora)
Luis Augusto Mattos Mendes (coorientador)
Jeronimo Costa Penha (coorientador)

Leopoldina, Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Um aplicativo React Native cujo objetivo é ajudar a alcançar uma alternativa ao método de aprendizagem tradicional, através da criação e compartilhamento de Decks, ou seja, coleções de módulos de aprendizagem (por exemplo, questionários e flashcards)

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1769" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Com a evolução da tecnologia de Realidade Virtual (RV), surgiu a demanda de aplicar a mesma no ambiente escolar, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A RV trouxe consigo a habilidade de imersão em ambientes tridimensionais gerados por um computador, o que abriu oportunidades para a produção de novos tipos de conteúdo educacional. Na última década, a tecnologia de RV foi sendo aprimorada cada vez mais até que alcançou um nível de acessibilidade financeira viável para que ela fosse adaptada para o meio acadêmico, através do uso de um smartphone e um headset RV, como o Google Cardboard. Nota-se, porém, que a maioria das aplicações voltadas para a educação que usam RV possuem um foco bem específico e geralmente focam em apenas um tópico bem pontual de alguma disciplina, limitando os conteúdos que podem ser explorados pelos alunos. Por isso, surgiu a necessidade de criar um aplicativo que permitisse construir outros aplicativos que utilizam da RV para cobrir diferentes disciplinas e tópicos, sem se limitar à somente uma matéria ou metodologia, e que fosse fácil o suficiente para ser utilizado por membros da comunidade acadêmica em geral. Com isso, foi criado o framework intitulado EducaRV, que permite a geração de objetos de aprendizagem que fazem uso de RV. Este framework foi implementado em um aplicativo, chamado EducaRVCreator, utilizando a ferramenta de desenvolvimento React Native. O EducaRVCreator permite gerar novos aplicativos de RV com coleções de conteúdo, chamados de decks interativos, que utilizam diferentes métodos de ensino-aprendizagem, como quizzes, flashcards, vídeos e cenas 3D. Como trabalho futuro tem-se o desenvolvimento do EducaRV Player, que consiste em um aplicativo capaz de executar os decks interativos criados no EducaRVCreator e transformá-los em uma experiência interativa e imersa em realidade virtual.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui