CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DE MONITORAMENTO DE GÁS E FUMAÇA PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS COM O USO DO ARDUINO

Ciências Exatas e da Terra

ID 603-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Daniel Abreu da Silva
Williams Kayky Magno Tomé da Silva
André Luis Pereira Costa (Orientador)

Itapissuma, Pernambuco

EREF João Bento de Paiva

FLIPBOOK do Trabalho

Este trabalho de pesquisa relata a construção de uma unidade de monitoramento contra incêndios utilizando a plataforma Arduino e componentes eletrônicos, sendo uma opção de segurança eficaz e de baixo custo para o ambiente escolar e residencial.

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REsumo Científico

O presente trabalho objetiva estudar e desenvolver a construção de uma unidade de monitoramento de gás e fumaça que possa ser aplicada em um ambiente escolar, bem como em um ambiente residencial, a fim de reduzir os riscos associados a incêndios originados a partir da utilização de gás de cozinha (GLP), de falhas na rede elétrica ou qualquer outra causa. A problemática do projeto foi um pequeno foco de incêndio ocorrido em uma das salas de aula da escola, causado por um curto-circuito em um aparelho ventilador. Este fato instigou a curiosidade dos alunos e a vontade de propor uma solução a este problema. Para tal, foi utilizada a plataforma Arduino juntamente com um sensor, o MQ2 e diversos outros componentes, como buzzer, leds e placa protoboard. No total foram desenvolvidos dois protótipos, o primeiro mais simples, foi utilizado para os testes de viabilidade e o segundo definitivo, que se mostrou muito mais eficaz e aplicável, podendo facilmente ser instalado no ambiente. O segundo protótipo se mostrou mais eficiente em monitorar o ambiente em relação ao primeiro, uma vez que reduziu a chance de erros de operação e se mostrou mais aplicável a proposta, podendo garantir a segurança do local onde for instalado em relação a presença, muitas vezes imperceptível, de gás e fumaça. Este foi montado com uma caixa de passagem utilizada em instalações elétricas, onde foram instalados os componentes do circuito, o sensor e os atuadores. Uma vez que os riscos associados a incêndios são elevados, o projeto se mostra uma alternativa eficaz na tentativa de minimizar o problema e trouxe aos estudantes envolvidos, conhecimentos e habilidades importantes a sua formação. Desta forma foi possível experienciar a utilização da robótica educacional na resolução de problemas do cotidiano.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

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