UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS PARA A CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FRUTAS

Ciências Agrárias

ID 71-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

João Pedro Silvestre Armani
Carlise Debastiani (Orientadora)

Toledo, Paraná

Colégio Alfa Premium

FLIPBOOK do Trabalho

Desenvolveu-se uma solução para conservar frutas através da quitosana (que pode ser extraída da carapaça descartada de camarão), queratina (feita de escamas de tilápia) e cera de abelha. Assim, evitando o uso dos agrotóxicos e o descarte de resíduos.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1684" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e por possuírem baixa durabilidade, há uma enorme utilização de agrotóxicos para conservação das mesmas, causando malefícios, como contaminação de recursos hídricos, fauna e flora, além de inúmeras doenças, como o câncer. Pelas estimativas da Fiocruz (2018), apenas em 2017, 700 mil pessoas podem ter sido vítimas diretas dos agrotóxicos em nosso país. Então, resolvemos testar produtos naturais que pudessem conservar frutos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial protetor de revestimentos como a quitosana (que pode ser extraída do cefalotórax descartado do camarão), queratina (extraída de escamas descartadas de tilápia) e a cera de abelha em frutas, como laranjas, bananas, morangos e maçãs. Realizaram-se os seguintes tratamentos: testemunha (sem nenhuma aplicação), água destilada, quitosana 0,5% + cera de abelha 4 %, queratina 0,5% + cera de abelha 4%, quitosana 0,5%+queratina 0,5% + cera de abelha 4% (solução principal) e quitosana 0,5% + queratina 0,5%. Montou-se 6 tratamentos com 5 réplicas cada utilizando 5 frutos por repetição, totalizando 600 frutas agroecológicas. As análises foram realizadas a cada dez dias e os parâmetros avaliados foram: teor de sólidos solúveis totais (SST), açúcar, acidez titulável, massa e aparência. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Tukey (p

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui