ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA

Ciências Exatas e da Terra

ID 130-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Lucas Augusto de Oliveira Delfino, Luis Augusto Barbosa Silva, Gabriela Belini Gontijo (orientadora), Jade Carvalho Ferreira (coorientadora), Eliane Aparecida Morais (coorientadora)

Itajubá, MG

Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior

FLIPBOOK do Trabalho

O grupo LEGO faz parte do projeto de Iniciação Científica Júnior I9ação da Escola Estadual Coronel Carneiro Júnior. O projeto iniciou em 2019 e conta com alunos do Ensino Médio que utilizam conceitos de Física e Matemática aplicados a desafios.

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REsumo Científico

As ciências exatas e da natureza,costumam apresentar as menores notas devido, muitas vezes, à ideia de que essas disciplinas são impossíveis de aprender e, quando aprendidas, geralmente são esquecidas logo após a avaliação. Isto gera pouca participação nas aulas e o uso de metodologias tradicionais para o ensino dessas disciplinas continua pouco atraente para os alunos. Uma alternativa para o ensino destas matéria é através da Iniciação Científica Júnior que existe em nossa escola,o i9ação STEAM. Este projeto permite aos alunos do ensino médio terem novas experiências, entenderem sua aplicação no cotidiano e utilizarem conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma ativa como, por exemplo, na programação de robôs. Utilizando conceitos de física e matemática os alunos se sentem encorajados a buscar novos desafios e soluções para situações-problemas. Para o ensino da robótica, o kit LEGO MINDSTORMS Education EV3 permite a construção de robôs e a sua programação utiliza conceitos de Física e Matemática (interpretação de gráficos, equações, trigonometria, etc), o que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e científico, na produção de textos e relatórios, trabalhos em equipe e na programação básica. O projeto foi desenvolvido com dois alunos de uma Escola Estadual, de maneira on-line, com o objetivo de relacionar conceitos vistos durante o ensino médio e aplicá-los nos desafios propostos. Durante o projeto, os robôs foram montados e programados, utilizando a linguagem de programação própria do kit, a fim de encontrar suas acelerações através do movimento retilíneo uniformemente variado e analisar como o atrito em diferentes superfícies interfere nestas acelerações. Os cálculos para que estes movimentos pudessem ser realizados foram baseados nas equações de MRUV. O propósito deste projeto é que, com o retorno das atividades presenciais, os alunos possam desenvolver uma sequência didática usando esta metodologia com os demais alunos da escola.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

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