DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO ESTRUTURAL SUSTENTÁVEL PARA PLANTAÇÕES DE VEGETAIS QUE SEJAM ADEQUADOS PARA LOCAIS FRIOS OU QUENTES.

Engenharias

ID 199-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Lara Thayene Borges Correia, Kauane Evelin Ferreira da Rocha, Jairo Silva Santos (Orientador), José Genildo de Lima Barbosa (Coorientador)

Arapiraca, Al

Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto possibilita que vegetais adequados para locais com clima frio ou quente prosperem em qualquer região. Consta com amparo econômico além de difundir e auxiliar a agricultura brasileira contribuindo para a redução de famílias menos abastadas.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2013" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A agricultura pertence ao setor primário da economia brasileira. De acordo com o agrônomo Fabio Leite, as ciências agronômicas surgem da necessidade de sobrevivência do indivíduo sabendo que a alimentação é essencial para a existência humana. Considera-se que esse setor possui um elevado progresso desde o estado novo com Getúlio Vargas. Logo, cunhou-se a expressão que diz ser o “Brasil celeiro do mundo” — acentuando a vocação agrícola do país. Para a realização do trabalho foram analisados os problemas enfrentados na sua prática por uma amostra de extensionistas rurais brasileiros, sendo averiguado que seria necessário reduzir a condição que causava dificuldades no plantio fértil, como a adaptação de plantas que só se desenvolvem em climas frios ou quentes tornando-se ausentes em diferentes regiões. Para a elaboração do projeto foi realizado um apanhado sobre as origens e evolução histórica do pensamento agroecológico ressaltando as principais teóricas. Esse projeto alinha-se com a corrente ecotecnocrática e com a ecossocial. A estrutura do trabalho consta com a reutilização de água através do ar condicionado e aquecedor que, além de refrigerar ou aquecer o ambiente também será responsável por disponibilizar a água da irrigação que os mesmos dispensam durante o processo. A eletricidade do trabalho conta com fontes de energias alternativas que reduzem a dependência de fontes de combustível estrangeiras nucleares. Diversos materiais utilizados no protótipo são recicláveis e sua estrutura conta com aparelhos que permitem que todas suas funcionalidades sejam automáticas. O trabalho tem como objetivo construir um protótipo autossustentável para ser utilizado nas plantações de vegetais que se adequam em lugares em que o clima é frio ou quente. Permitindo assim que, diversos vegetais se desenvolvam em qualquer região. Aliás, consta com amparo econômico além de difundir e auxiliar a agricultura brasileira contribuindo para a redução de famílias menos abastadas.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui