ECOTELHADO: SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA LADO A LADO, CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UMA ECOTELHA 100% RECICLADA UTILIZANDO EMBALAGENS PET E TETRA PAK

Ciências Exatas e da Terra

ID 245-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Giovanna Gonçalves Machado, Suelen Cristina Marcondes Oliveira, Raquel Helena Alves Campos (Orientadora)

Santo Antônio do Amparo, MG

Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva

FLIPBOOK do Trabalho

O ECOTELHADO possui um valor não só científico e estético, também um lado social, pode ser utilizado em projetos sociais, em prol do bem estar de moradores e/ou animais de rua; também pode ser aplicado em pontos de ônibus e em casas sustentáveis.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2011" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Buscando minimizar os impactos ambientais causados pelo homem na natureza, a sociedade está a cada dia desenvolvendo novas técnicas e métodos que venham reciclar a maior variedade e quantidade de materiais possíveis. A reciclagem de Polietileno Tereftalato (PET) e da caixa de leite Tetra Pak é de suma importância no cenário nacional e mundial, visto que o tempo de decomposição de ambos é muito longo e estes, quando descartados no meio ambiente, degradam demasiadamente a natureza. Por serem materiais consumidos em grande quantidade pela sociedade de todo o mundo, o PET e a embalagem longa vida (Tetra Pak) tornam-se produtos fáceis de serem coletados, e buscando-se trabalhar com sustentabilidade aliada a custo zero, desenvolveu-se o presente projeto que foi a criação do ECOTELHADO, onde se produziu um novo objeto a ECOTELHA, cujo valor econômico foi de R$0,00 (zero reais), pois toda a matéria-prima necessária para confeccionar a mesma foi de origem reciclada (garrafas PET e caixa de leite Tetra Pak). A construção e instalação do ECOTELHADO são tarefas: simples, objetivas, fáceis de serem realizadas e com um intervalo de tempo rápido de serem executadas. Além das vantagens econômicas, o desenvolvimento da ECOTELHA traz consigo benefícios ao meio ambiente pela reutilização do PET e da caixa de leite Tetra Pak. A reciclagem dessas embalagens gera inúmeros benefícios para o meio ambiente: diminuem a poluição do solo e a degradação da fauna e flora, por não ser necessário desmatar e nem queimar florestas para conseguir matéria-prima para esse tipo de telha que utiliza um terço da matéria-prima necessária à fabricação das telhas de barro.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui