RENT4FUN: CONECTANDO PESSOAS E LIVROS

Linguística, Letras e Artes

ID 280-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Fabíola Christ Bauer, Lucas Gabriel Mendel, Enrico Endres Ruiz, Cíntia Tadday (Orientadora), Diego Hepp (Coorientadora)

Montenegro, RS

Colégio Sinodal Progresso

FLIPBOOK do Trabalho

A Rent4Fun é uma plataforma virtual que funcionará como um marketplace de aluguel de livros. Nosso objetivo é conectar com acessibilidade livros e leitores, com foco em estudantes entre 13 e 28 anos de idade, estimulando o hábito da leitura.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2005" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A leitura acompanha a humanidade desde civilizações antigas, tendo passado por vários momentos de transformação. Nos primórdios, essa prática era reservada a um seleto grupo, geralmente constituído por nobres e intelectuais. Atualmente, o ato de ler está presente em todas as classes sociais e é responsável por mudar a história de muitas pessoas. Contudo, pode-se observar que cada vez mais crianças e adolescentes perdem o interesse pela leitura. Para contornar essa situação, criaremos uma plataforma digital que viabilize e facilite a interação entre pessoas e livros, com foco em jovens entre 13 e 28 anos. Ademais, temos em vista democratizar o acesso à leitura para diferentes grupos sociais, trazendo alternativas práticas e baratas para aluguel e compra de livros, além de buscar aumentar a participação literária nas escolas, especialmente nos Ensinos Fundamental e Médio. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica acerca de temas que complementam nosso entendimento sobre o assunto, como a relação dos jovens e adolescentes e os avanços das tecnologias em relação aos livros. Também realizamos um questionário com o público alvo a fim de entender melhor suas dores e anseios a respeito da leitura. Como um dos resultados, obtivemos um dado que exemplifica o problema em questão: 47% dos jovens entre 13 e 28 anos não tem o costume de ler. Outrossim, identificamos que 57,5% dos questionados nunca alugou um livro, porém 59,7% destes considera o aluguel uma boa ideia. Por conseguinte, com a Rent4Fun, estabeleceremos parcerias com escolas para oferecer descontos nos aluguéis de livros aos alunos, visando facilitar e incentivar a prática da leitura nesse ambiente de fundamental importância para a criação de cidadãos capazes de se relacionar com o mundo ao seu redor. Por fim, acreditamos que democratizar o acesso aos livros e incentivar a leitura, especialmente nos jovens, pode transformar uma geração inteira e ainda alcançar inúmeros indivíduos dispostos a mudar o mundo.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui