VITAE: ECOSSISTEMA DINÂMICO

Ciências Biológicas

ID 029-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Giovanna Nascimento Souza, Izabelle Brenda Neubaner Ribeiro, Rogério Franca Izidorio, Andreia Aparecida Ribeiro (Orientadora) e Paulo Henrique Rodrigues (Coorientador)

CONTAGEM, MG

Fundação de Ensino de Contagem

FLIPBOOK do Trabalho

O Vitae: ecossistema dinâmico é uma simulação aquática do Rio São Francisco, onde são representados desastres naturais sendo o mais próximo possível da realidade. Os peixes são instanciados em um espaço e tem atributos como fome, idade, etc.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2002" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Nos dias atuais, a tecnologia é algo importante e tem alta presença na vida das pessoas. Os jovens que são nativos digitais se relacionam de forma diferente no processo de aprendizado quando é comparado às gerações anteriores. A inserção de recursos tecnológicos no âmbito educacional tem proporcionado melhorias na qualidade da educação pública. Percebe-se que, os jovens têm demonstrado cada vez mais interesse no aprendizado. Mas ainda assim, o método mais utilizado é o tradicional, composto de lousa e exposição oral dos professores, sendo pouco atrativo para a maioria dos estudantes, podendo resultar em baixo rendimento escolar e indisciplina em sala de aula. Diante dessa realidade, criamos o “Vitae: ecossistema dinâmico”, um software computacional que simula um ecossistema aquático, onde o usuário pode intervir e observar as relações ecológicas, as relações predatórias, dinâmica populacional e o resultado da mudança nas condições de vida de duas espécies da bacia do Rio São Francisco: o surubim e o peixe dourado, que foram escolhidos com base na sua natalidade e mortalidade. Para a construção do mesmo, utilizou-se a linguagem de programação C#. O projeto abrange o conteúdo de Ecologia ministrado na disciplina de Biologia no ensino médio. Espera-se que, a sua implementação nas salas de aula torne os asssuntos ensinados mais atrativos para os alunos, se desprendendo da habitual abstração do conteúdo, tornando-o mais interativo e de fácil compreensão e contribuindo para torná-los cidadãos conscientes e capazes de intervir na sua realidade local colaborando ativamente para a preservação do meio ambiente.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui