APLICATIVO AJUDA AMARELA - Auxílio para a depressão

Ciências Biológicas

ID 296-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Heloisa Ribeiro da Silva, Laura Alves Bohrer, Maria Eduarada Valin Kaefer, Stella Teles de Souza (Orientadora), Larisa da Veiga Vieira Bandeira (Coorientadora)

Canela, RS

Colégio Marista Maria Imaculada

FLIPBOOK do Trabalho

A depressão é um transtorno mental, possui várias causas e afeta muitas pessoas, principalmente, agora que enfrentamos a pandemia COVID19. O trabalho teve o objetivo de criar um aplicativo de entretenimento e auxílio para quem sofre deste transtorno.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1977" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A depressão é uma alteração que possui características fisiológica, afetiva e cognitiva e uma ampla variedade de sintomas. Ela pode estar relacionada a alguns neurotransmissores, como a serotonina. Alguns de seus sintomas são: tristeza, ansiedade, insônia, fadiga, entre outros. Como tratamento, é indicado o uso de antidepressivos, porém devido ao alto custo e o tratamento ser prolongado, a atividade física está sendo indicada como ferramenta auxiliar ao tratamento. Durante a prática de atividades físicas há a síntese e liberação de serotonina, dentre outros neurotransmissores, e hormônios que estão relacionados com a depressão. Melhorando, assim, os sintomas relacionados a esta doença. Este trabalho teve o objetivo de criar um aplicativo – Ajuda Amarela – a fim de auxiliar pessoas que apresentam essa alteração fisiológica (fornecendo informações científicas e opções de entretenimento) e estão vivendo de maneira mais restrita, devido a pandemia de COVID-19. Para a elaboração do aplicativo, foram realizadas pesquisas em artigos científicos sobre a doença, bem como sobre a criação do aplicativo. Ainda, foi realizada a aplicação de um questionário, contendo cinco perguntas dissertativas, a fim de saber o nível de conhecimento das pessoas em relação ao assunto do trabalho de pesquisa bem como o interesse em utilizar um aplicativo informativo e de entretenimento. O aplicativo é composto por seis abas: agenda, contato, lista, lista de textos, músicas e feedback, cada uma com seus respectivos conteúdos. As criadoras do aplicativo enviaram o link para pessoas do seu círculo de amizades, bem como ele encontra-se disponível nas redes sociais de suas criadoras. O questionário foi respondido por dez pessoas e, a maioria, menciona saber sobre o tema depressão, assim como demonstraram interesse num aplicativo informativo e de entretenimento. Muitas pessoas mencionaram (nas redes sociais das criadoras do aplicativo), o aplicativo Ajuda Amarela de forma positiva.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui