RECICLAPP: LIMPANDO AS RUAS COM A TECNOLOGIA!

Ciências Sociais Aplicadas

ID 310-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Ana Carolina Costa, Cecília Alvarenga França, Luiza Rodrigues de Carvalho Souza, Pedro Robson Pereira da Silva (Orientador)

Betim, MG

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

ReciclApp é um aplicativo que auxilia na localização de lixeiras para haver o descarte correto do lixo, além de apontar maneiras de reciclar, possibilita a doação de parte do dinheiro arrecadado para instituição de caridade de preferência do usuário.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1971" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

ReciclApp é um aplicativo inovador, que ajuda o desenvolvimento sustentável, garante uma vida mais leve para a sociedade e assegura um futuro com recursos naturais. Tudo aconteceria de uma forma simples, a pessoa poderia baixá-lo em seu celular e, sempre que estiver andando com um lixo, poderia ter acesso a uma guia, onde indicaria qual o seu tipo de lixo. Em questão de segundos, teria um mapa indicando o caminho mais curto de sua localização até a lixeira adequada para seu resíduo. Esse lixo seria tratado da forma correta e o usuário saberia o destino. Quando o objeto, reciclado, for utilizado para fabricar outra coisa, ele gerará lucro. A pessoa poderá escolher uma instituição pelo aplicativo para doar dinheiro obtido em relação ao objeto. Dessa forma, a proposta pode corroborar para diminuir problemas ambientais e sociais. Ao usar o aplicativo, ocorreria um grande impacto com uma ação simples: deslocar-se por uma distância mínima para descartar corretamente o resíduo e ajudar no desenvolvimento sustentável, além de ajudar outras situações vulneráveis, como exemplo, doação do dinheiro adquirido. A situação do Brasil é inadmissível. Uma colaboração entre o Selurb e a PwC prova que 53% dos lixos são despejados de forma incorreta em lixões e aterros e 24% dos domicílios brasileiros não possuem coleta de lixo. Há também a ineficiência dos artigos 5º da CF de 88:“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade” e 225º da CF de 88:“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. É possível notar que a teoria na Constituição se torna incoerente quando comparada a realidade.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui