CLOUD ENTERPRISE - CAPTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL PARA ATIVIDADES PRIMÁRIAS NA SOCIEDADE

Ciências Sociais Aplicadas

ID 316-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Vinícius Carneiro Montevecchi, Rodrigo Nogueira Duarte, Guilherme Alves Rodrigues, Pedro Robson Pereira da Silva (Orientador)

Betim, MG

Colégio Santa Maria

FLIPBOOK do Trabalho

Método inovador para a captação e reutilização da água da chuva para auxílio no abastecimento rural.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1928" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O projeto é inserido dentro do contexto do desperdício da água da chuva, quando essa não é aproveitada, tendo como objetivo deste trabalho é garantir um auxílio no abastecimento hídrico de regiões que consomem muito desse recurso, tendo um foco maior no uso doméstico e no uso agrícola. A metodologia utilizada é a implantação de um sistema subterrâneo que captará a água da chuva pelos sumidouros das cidades. Após ser captada, a água passará por dentro de um sistema de filtragem por três filtros: O primeiro filtro será responsável por separar da água os sólidos maiores; O segundo filtro, irá filtrar os sólidos de tamanho médio e o terceiro, e último, filtro irá dissociar os sólidos menores do líquido. Com esses procedimentos, o resultado a ser alcançado deverá ser o de obter água “limpa” (não aconselhável para consumo direto, já que não será filtrada) para auxiliar na demanda do recurso nas moradias e em hortas ou pequenas plantações. Segundo uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2012, a quantidade de água gasta para o consumo urbano foi responsável por nove por cento do consumo de água do país, o que demonstra a má gestão desse recurso que é importantíssimo para todos, sejam pessoas, animais ou plantas. Dito isso, com os resultados obtidos, o projeto visa reduzir as taxas de desperdício de água em ações inconscientes, como, por exemplo, o ato de lavar a calçada, que resultam em um desperdício muito grande de água e que, infelizmente, ainda são muito praticadas. Assumindo um papel de agente sustentável para a vida urbana, suprindo as necessidades da população sem desgastar o meio ambiente (no caso, extraindo quantidades gigantescas de água, que é um recurso finito, de reservas e rios, o que pode causar uma crise hídrica em algumas regiões que dependem desse abastecimento).

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui