CASAS SUSTENTÁVEIS: UM PASSO PARA O FUTURO

Engenharias

ID 395-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Daiane Carolina Santos, Heloisa Alves Braga (Orientadora), Francisca Junia Macieira (Coorientadora)

Juatuba, MG

Escola Estadual Joaquim Corrêa

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto de uma casa sustentável, aliado ao uso de matérias sustentáveis, um plano eficiente de funcionamento e manutenção a longo prazo, é importante, pois gera inúmeros benefícios ambientais e sociais.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1979" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Casas sustentáveis ​​são residências que possuem parâmetros ambientais e, principalmente de sustentabilidade, além de uma preocupação com o meio ambiente onde estão inseridas, visando o menor impacto possível e utilizando as formas corretas dos recursos da natureza. A escolha do tema para este projeto partiu de uma série de pesquisas que mostravam o quão afetada seria a natureza futuramente com o uso excessivo de água e de energias não renováveis. Conforme inúmeras pesquisas de mercado em âmbito internacional, edifícios sustentáveis ​​podem custar o mesmo valor que uma construção convencional e, muitas vezes, custar cerca de 3% a mais, o que é uma diferença muito pequena, diante de todos os benefícios gerados. Este projeto tem o objetivo de reduzir custos e criar um modelo acessível a todas as camadas sociais, reduzindo assim a necessidade energética da residência e estabilizando um sistema praticamente autossuficiente em energia e água. Visando também possibilitar o consumo sustentável nas residências, oferecendo melhor qualidade de vida aos moradores, fazendo com que haja benefícios mútuos, tanto para o planeta quanto para quem vai residir na casa. De acordo com o questionário aplicado neste projeto, muitos dos que responderam já conhecem, sabem ou até mesmo já aplicam alguns métodos sustentáveis em suas residências. A pesquisa foi de cunho bibliográfico, na qual realizou-se o projeto da casa com recursos que visam a sustentabilidade. Concluindo, assim, que o projeto de uma casa sustentável, bem planejado e executado, aliado ao uso de matérias sustentáveis e um plano eficiente de funcionamento e manutenção a longo prazo, gera inúmeros benefícios ambientais e sociais, além de trazer maior valorização monetária em relação a uma edifício convencional. Contudo, deve-se ressaltar a importância da conscientização e educação das pessoas quanto a necessidade da adoção deste tema para a preservação da natureza.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui