IRRIGAÇÃO ATRAVÉS DE UM GOTEJADOR SUSTENTÁVEL.

Ciências Agrárias

ID 430-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Rhayssa Lima Telésforo, Fernanda Rodrigues Antunes (Orientadora)

Ibirité, MG

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO MORADA DA SERRA

FLIPBOOK do Trabalho

Trabalho desenvolvido a fim de solucionar o problema da Irrigação de uma horta escolar. Isso foi feito através de um gotejador sustentável.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1916" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O projeto Irrigação através de um gotejador sustentável faz parte da proposta de economia de água na Escola Municipal do Bairro Morada da Serra, localizada em Ibirité –MG, com alunos do 8º ano. Eles perceberam que a viabilidade de horta na escola só seria possível com irrigação que não fosse a torneira ligada o tempo todo. Sendo o objetivo do trabalho economizar água na irrigação da horta escolar através de um gotejador sustentável feito com material reciclável, no caso PET, de fácil manutenção e uso em tempo integral, até mesmo na ausência de alunos e professores, como finais de semana, férias e feriados. O projeto foi embasado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS principalmente do 6 (Água potável e saneamento); do consumismo e da forma como a água é usada; a importância desse recurso para os seres e principalmente como economizar água. O conteúdo das aulas práticas foi à irrigação sustentável e confecção do gotejador. Os alunos ao participarem e socializarem as atividades e resultados na escola tomaram conhecimento da intenção dos alunos do 9º ano de plantar grama na sala ao ar livre da escola (ainda não tinham feito, pois estavam aguardando o período chuvoso), foi assim que se pode unir dois projetos e viabilizar o plantio de grama fora da época de chuva, através de um projeto piloto. Os resultados alcançados foram conseguir manter a irrigação em dia para a grama plantada, reutilizar as garrafas PET’S, por meio do gotejador e garantir a irrigação para a futura horta escolar. Além de promover a conscientização quanto ao uso de água e a forma como as hortas poderiam economizar e serem lucrativas em todas as estações do ano, assim como reutilizar o PET, que é um problema mundial. Então o gotejador se mostra econômico, de fácil produção e possível de ensinar a comunidade escolar, comprovando uma irrigação prática e consciente, pois pode ter a vazão controlada de acordo com a necessidade da planta por meio de adaptações no gotejador.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui