BRINCO BOVINO: TUDO SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO GADO

Ciências Agrárias

ID 437-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Samuel Amaral Freitas Dell Isola Brito, Jeferson Junio Batista Silva (Orientador) e Valdirene Vieira (Coorientadora)

Uberlândia, MG

Grupo de Iniciação Científica Júnior em Ciências e Matemática

FLIPBOOK do Trabalho

Esse trabalho buscou compreender o funcionamento do brinco eletrônico e do bastão de leitura, além de investigar e divulgar quais as vantagens e desvantagens do uso do brinco eletrônico na identificação de bovinos.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2035" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Atualmente o agronegócio é uma das principais atividades econômicas brasileiras, sendo ela ligada direta ou indiretamente a pecuária. Com isso nada mais apropriado que um método competente e acessível de identificação e organização de dados desses animais. O brinco eletrônico também conhecido como o “chip do boi” é o método de identificação mais usado nos rebanhos brasileiros, apresentando vantagens e desvantagens para os fazendeiros. Essa pesquisa teve início a partir das observações realizadas no trabalho de meus pais com o manejo de bovinos na fazenda em que trabalham. Todas as anotações são feitas em cadernos, contendo dados como: informações da inseminação, vacinação, informações nutricionais, entre outras, até o abate. Algumas vezes esses dados eram perdidos por avarias nos cadernos, além da demora em encontrar os dados quando necessário. Assim, ficou definida como pergunta de pesquisa: “Quais as vantagens e desvantagens do uso do brinco eletrônico na identificação de bovinos?”. Este trabalho tem como objetivos: a) Compreender o funcionamento do brinco eletrônico e do bastão de leitura; b) Investigar quais as vantagens e desvantagens do uso do brinco eletrônico na identificação de bovinos; c) Divulgar e incentivar do uso de identificadores de gado do tipo brinco eletrônico a fim de simplificar o trabalho de armazenamento de dados. Com esse trabalho verificou-se que são notórias as vantagens para a criação de gado, como a redução do tempo de trabalho e o armazenamento seguro de informações; tendo como única desvantagem o custo elevado, fazendo com que essa tecnologia ainda seja pouco utilizada.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui