DOCE MIGUEL: NOSSO MANIFESTO MAKER

Ciências Exatas e da Terra

ID 443-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Gabriella Mendes Silva, Geisiane Aparecida de Araújo Silva, Hemily Chailane Rodrigues Barbosa, Ana Maria Barbosa (Orientadora), Solidalva Araujo Pelosi (Coorientadora)

Porteirinha, MG

Escola Estadual Miguel José da Cunha

FLIPBOOK do Trabalho

Doce Miguel é uma proposta de proteção ao meio ambiente e geração de renda a partir de uma educação empreendedora com o propósito de implementar práticas de sustentabilidade.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1974" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A pesquisa intitulada de “DOCE MIGUEL: Nosso manifesto MAKER”, nasceu das seguintes indagações: É possível reduzir o descarte de embalagens de vidro no lixo doméstico com a produção de doces PANCS? Como é possível alinhar possibilidades de aprendizagem empreendedora à proteção ao meio ambiente? Como contribuir para que pessoas da cidade amplie hábitos alimentares mais saudáveis? Estas questões culminaram numa ação desenvolvida por alunos e professores do Ensino Médio com os propósitos de contribuir para reduzir o descarte de embalagens de vidro no lixo doméstico; instigar o interesse dos envolvidos com a experimentação científica e alinhar possibilidades de aprendizagem empreendedora e proteção ao meio ambiente. Esta pesquisa despertou para uma aprendizagem na prática de reaproveitamento de embalagens de vidro (usados em produtos de conservas) que são descartadas no lixo doméstico. Baseada nos princípios de uma pesquisa ação, segundo Thiollent (1988), trata-se de uma investigação social empírica, concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo no qual os sujeitos estão envolvidos de modo significativo. As ações realizadas foram: diagnóstico da situação problema; campanha do copo; “ oficina de doces PANCS”, 1ª, 2ª e 3ª versões; higienização dos vidros e espaço temático “cozinha da Vovó”; participação nas Feiras do Jovem Empreendedor – I e II; realização de curso e oficinas sobre os cuidados e produção dos alimentos PANCS, inclusive através de Lives; produção de doces PANCS; divulgação do produto nas mídias sociais e entregas na guarita da escola para clientela local; avaliação do projeto e relatório apresentando dificuldades, sucessos e possibilidades. Os resultados foram: Produção de doces PANCS, reutilização de vidros usados em embalagens de alimentos, aprendizagem empreendedora, de prática científica e de sustentabilidade.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a organização da 4ª FEMIC!!Estou muito orgulhosa de ver o Projeto Doce Miguel: nosso manifesto MAKER participando! Parabéns a toda equipe da Escola Estadual Miguel José da Cunha da cidade de Porteirinha, Minas Gerais!!!

  2. Parabéns á Escola Miguel José da Cunha -Porteirinha-MG participando com o manifesto MAKER da quarta FEMIC!
    Paosatabéns aos organizadores!

  3. Parabéns a todos que participaram deste manifesto. Sou adepta da reutilização de qualquer material pois assim pode-se ajudar na diminuição do lixo no meio ambiente e ainda promover trabalho e renda às pessoas.

  4. Parabéns a todos que participaram deste manifesto. Sou adepta da reutilização de qualquer material pois assim pode-se ajudar na diminuição do lixo no meio ambiente e ainda promover trabalho e renda às pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui