TORNEIRA LEGAL, USANDO UM REDUTOR SUSTENTÁVEL.

Engenharias

ID 470-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Joicy Marcelle Beijamim Pereira, Fernanda Rodrigues Antunes (Orientadora)

Ibirité, MG

Escola Municipal do Bairro Morada da Serra

FLIPBOOK do Trabalho

Um trabalho desenvolvido por alunos que preocupados com o gasto excessivo de água ao lavar a mão e/ou beber água na escola. Decidiram buscar por um redutor sustentável para diminuir a vazão de água das torneiras, assim economizar e conscientizar .

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REsumo Científico

O projeto torneira legal, usando um redutor sustentável foi realizado na Escola Municipal do Bairro Morada da Serra, no município de Ibirité com alunos do 7º ano. Esses estavam preocupados com o gasto de água excessivo nas torneiras da escola, até mesmo pela falta de consciência dos colegas quanto ao uso e desperdício do recurso no momento de lavar a mão, ou beber água. Para isso o objetivo da turma foi reduzir através de redutor sustentável a vazão das torneiras da escola para assim economizar água. E conscientizar os alunos de como usar a torneira de forma consciente. A partir desse ponto foram feitas pesquisas para reduzir a vazão das torneiras e buscar por um modo de conscientizar os colegas da escola, podendo chegar à comunidade escolar. A metodologia de ensino investigativo foi utilizada como base, pois os alunos tinham um problema, buscaram por soluções, testaram e descartaram opções e concluíram qual o modelo escolhido por eles, apenas com a mediação da professora. Dessa forma o projeto chegou a um redutor que poderia ser usado por todos, de fácil manipulação, eficiente, a fim de o discente conscientizar em casa, sendo um multiplicador da ideia, além de promover a sustentabilidade. Para tanto foi possível com aulas práticas testar a capacidade dos redutores feito com plástico, (ideia essa para pensar uma forma de diminuir a quantidade de plástico enviada para aterro, promover a reutilização e o baixo custo do material); E redutor da tampa de detergente que antes eram jogados fora e agora pode ser motivo de economia. Assim foi possível comprovar a eficiência dos redutores através de testes e ser uma forma de conscientizar os estudantes e professores, além de levar o projeto para os familiares. Contudo conclui-se que projetos como esse que são feitos pelos alunos pode-se ter um ganho tanto na vida acadêmica, o interesse pela ciência e suas aplicações; como na formação social e preocupação com o meio, buscando uma visão crítica.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

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Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
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