O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O TUTORIAL CRIANDO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

Ciências Humanas

ID 265-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Raylla Gabriele da Silva Xavier, Victor Daniel Candido Vieira, Pedro Ramalho Neto (orientador)

Recife, PE

Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano

FLIPBOOK do Trabalho

 

O anúncio publicitário e o tutorial é uma pequena mostra de como empreender a partir dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. Vamos produzir e vender um perfume?!

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1952" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O presente trabalho tem por finalidade apresentar as experiências realizadas por dois estudantes a partir da observação mais aprofundada de uma aula de Língua Portuguesa numa turma de 8º ano (2019) da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano da cidade do Recife – PE. O foco do trabalho era vivenciar na prática o gênero textual anúncio publicitário. Mas, os estudantes se envolveram tanto com o conteúdo que um dos trabalhos acabou se tornando uma oficina de produção de perfumes que deu origem a criação de um tutorial. A atividade foi tão significativa que resultou na produção de perfumes visando além da construção do conhecimento do aluno uma formação empreendedora na escola e na comunidade tendo em vista o desenvolvimento social. Os objetivos principais deste trabalho passam pela exploração dos gêneros textuais anúncio publicitário e tutorial por meio da realização de oficinas e de tutoriais online e a produção de textos escritos em concordância com a proposta do gênero estudado para serem vivenciados através da gravação de vídeo e expostos na internet. Pode-se perceber que as aulas tornam-se mais prazerosas e que os estudantes se dedicam mais nas leituras, interpretações e produções de texto quando entram em contato com o gênero textual estudado de forma “mais real”, ou seja, quando vivenciam e experimentam o gênero na sua totalidade fazendo uso de várias competências comunicativas, desde a leitura, análise linguística, passando pela produção de textos escritos até a oralidade. Dessa forma, observamos como um produto (o perfume) contribuiu para a aprendizagem mais efetiva dos estudantes.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui