CONTRONCOVID-19: O Uso da Inteligência Artificial no Combate à Pandemia

Ciências Exatas e da Terra

ID 271-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Sttanley Silva Abrão, Thaís Júlia Ferreira Moreira, Reginaldo Eustáquio (orientador), Andreza Cristiana da Silva (coorientadora)

Bom Jesus do Galho, MG

Escola Estadual Padre Dionísio Homem de Faria

FLIPBOOK do Trabalho

A proposta do projeto foi desenvolver um robô com lixo eletrônico associando a inteligência artificial na prevenção da Covid-19.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1956" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento e aplicação de um robô feito a base do aproveitamento do lixo eletrônico e também da utilização da Inteligência Artificial (IA), para construir um robô visando a importância de se prevenir contra o covid-19. Como lixo eletrônico tem uma grande durabilidade no solo, esse trabalho vem como uma proposta para a diminuição do mesmo, além de auxiliar no combate a Pandemia, evitando o contato das pessoas para higienizar as mãos e orientando quanto a proteção. O lixo eletrônico foi utilizando para montar a estrutura do robô, a qual foi construída com materiais de sucatas e peças que não teriam mais utilidade. O sistema automatizado que ejeta o álcool 70, foi utilizado Arduino com sensor que é o uso da Inteligência Artificial(IA), para assim mostrar que o uso da ciência transformam a sociedade mais consciente. Para o sistema de comunicação foi utilizado um celular recuperado, no qual foi inserido um vídeo, com falas e emotions, estas falas apresentavam o robô, relatava o procedimento para se prevenir e ao final orientava a pessoa a aproximar as mãos ao sensor e receber o álcool. Os testes foram feitos em duas cidades, em diferentes locais. Os resultados foram excelentes, foram realizados nas ruas da cidade e despertou curiosidade nas pessoas que ali passavam e uma vontade de entender como funcionava o robô , sendo até sugerido por uma pessoa que ali estava, a possibilidade de produzir mais robôs para ajudar nesse tempo de Pandemia. Logo podemos concluir que os objetivos foram alcançados, pois um dos objetivos era a divulgação quanto aos métodos de prevenção sobre a Covid-19, o sucesso foi tremendo, chamou tanto a atenção que a Doctum TV e a Inter TV do vale Minas Gerais, fizeram matérias sobre o projeto.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui