PRODUÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FERRAMENTA KAHOOT

Ciências Humanas

ID 404-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental

4ª FEMIC Jovem

Autores

Arthur Silva de Moura, Lucas Ricardo de Oliveira, Pedro Ramalho Neto (orientador)

Recife, PE

Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano

FLIPBOOK do Trabalho

Vamos conhecer uma ferramenta online que funciona como um quiz para testar seus conhecimentos? Antes do online, que tal conhecer os bastidores da produção dos jogos?

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1944" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Este trabalho nasceu a partir do tema do ano letivo (2019) da rede municipal de ensino do Recife: “Jogos e brincadeiras: construindo pontes para o futuro”. Mas, também pelo fato de que muitos estudantes estão imersos na tecnologia e pouco a utilizam para a efetiva construção de práticas direcionadas a aprendizagem escolar. Diante do exposto, o objetivo principal é o de estimular os discentes do 8º ano da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano a produzirem jogos didáticos a partir dos conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa. Assim como, desenvolver a criatividade na construção dos jogos e adaptar o material físico para o meio virtual. Para a efetivação do uso da tecnologia, os alunos sugeriram o Kahoot que é uma ferramenta que permite a elaboração de um quiz com perguntas e respostas com alternativas de múltipla escolha referentes aos conteúdos. Durante a vivência com essa nova proposta, foi percebido que além de valorizar o trabalho de produção dos estudantes na elaboração do quiz, o Kahoot estimula os aprendizes a pensarem e se concentrarem melhor na busca pela resolução da questão. Para consolidar essas observações, foi aplicado um questionário com os participantes envolvidos. O resultado obtido após esta atividade tecnológica mostra que os alunos apontam para rendimentos mais significativos nas aulas de Língua Portuguesa. Essa ferramenta permite ainda ao professor o acompanhamento em tempo real dos níveis dos estudantes na medida em que as respostas vão sendo registradas através do telão com data-show.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui