CALCULÔMETRO CIENTÍFICO DIGITAL

Ciências Exatas e da Terra

ID 041-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Hygor Pereira Camillo, Marco Antonio da Silva Fonseca, Alan Guilherme da Silva (orientador)

Laranjal, MG

EE CORONEL FRANCISCO GAMA

FLIPBOOK do Trabalho

Calculômetro Científico Digital: software livre, realiza cálculos com fórmulas de Física, Matemática e Gometria do Ensino Médio; auxilia o aluno, incentiva aos estudos, confere os resultados dos exercícios.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1947" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O Calculômetro Científico Digital é um software livre desenvolvido em linguagem de programação aberta de alto nível, lançada por Guido van Rossum em 1991. Com Sistema operacional Windows, a solução foi desenvolvida em ambiente Idle Spyder, linguagem de programação Python. biblioteca Tkinter e permite diversos cálculos nas áreas de Matemática, Física e Geometria, com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino fundamental e médio nos estudos em ciências exatas e a comunidade em geral em cálculos simples, despertando interesse e facilitando acesso aos processos de desenvolvimento de funções matemáticas presentes no cotidiano escolar. Através do software é possível realizar cálculos de raízes de equações de primeiro e segundo grau, juros simples e compostos, porcentagem, cálculos de áreas e volumes de figuras, intensidade de campos elétricos, intensidade da força elétrica e gastos com consumo de energia elétrica nas residências, permitindo a conferência de resultados após o uso dos métodos convencionais ou simplesmente acelerando os processos algébricos, além de auxiliar na organização financeira da população. Há perspectivas de melhorias na interface e o acréscimo de outras áreas do conhecimento relacionados à área de exatas e a inclusão de disciplinas como Química e Biologia. A solução foi totalmente desenvolvida por estudantes do terceiro ano do ensino médio, após a identificação das maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento algébrico das funções pelos alunos. O resultado é um programa leve e gratuito cuja utilização estende-se do ambiente escolar ao familiar, proporcionando uma experiência de autonomia e superação de barreiras cognitivas e psicológicas, através da solução de problemas avaliados previamente pelo aluno como de nível de dificuldade muito alto. O aluno compreenderá a função dos operadores e familiarizar-se-á com as grandezas apresentadas nos enunciados, unidades de medida, múltiplos, submúltiplos e fluidez da solução.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui