CALCULÔMETRO CIENTÍFICO DIGITAL

Ciências Exatas e da Terra

ID 041-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Hygor Pereira Camillo, Marco Antonio da Silva Fonseca, Alan Guilherme da Silva (orientador)

Laranjal, MG

EE CORONEL FRANCISCO GAMA

FLIPBOOK do Trabalho

Calculômetro Científico Digital: software livre, realiza cálculos com fórmulas de Física, Matemática e Gometria do Ensino Médio; auxilia o aluno, incentiva aos estudos, confere os resultados dos exercícios.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1947" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O Calculômetro Científico Digital é um software livre desenvolvido em linguagem de programação aberta de alto nível, lançada por Guido van Rossum em 1991. Com Sistema operacional Windows, a solução foi desenvolvida em ambiente Idle Spyder, linguagem de programação Python. biblioteca Tkinter e permite diversos cálculos nas áreas de Matemática, Física e Geometria, com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino fundamental e médio nos estudos em ciências exatas e a comunidade em geral em cálculos simples, despertando interesse e facilitando acesso aos processos de desenvolvimento de funções matemáticas presentes no cotidiano escolar. Através do software é possível realizar cálculos de raízes de equações de primeiro e segundo grau, juros simples e compostos, porcentagem, cálculos de áreas e volumes de figuras, intensidade de campos elétricos, intensidade da força elétrica e gastos com consumo de energia elétrica nas residências, permitindo a conferência de resultados após o uso dos métodos convencionais ou simplesmente acelerando os processos algébricos, além de auxiliar na organização financeira da população. Há perspectivas de melhorias na interface e o acréscimo de outras áreas do conhecimento relacionados à área de exatas e a inclusão de disciplinas como Química e Biologia. A solução foi totalmente desenvolvida por estudantes do terceiro ano do ensino médio, após a identificação das maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento algébrico das funções pelos alunos. O resultado é um programa leve e gratuito cuja utilização estende-se do ambiente escolar ao familiar, proporcionando uma experiência de autonomia e superação de barreiras cognitivas e psicológicas, através da solução de problemas avaliados previamente pelo aluno como de nível de dificuldade muito alto. O aluno compreenderá a função dos operadores e familiarizar-se-á com as grandezas apresentadas nos enunciados, unidades de medida, múltiplos, submúltiplos e fluidez da solução.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Spot on with this write-up, I really think this website needs a great deal more
    attention. I’ll probably be returning to read through more, thanks for the info!

    0mniartist asmr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui