INRIO - SISTEMA DE ANÁLISE E PREVISÃO DO NÍVEL DO RIO

Ciências Exatas e da Terra

ID 086-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Vitória Maria Hipólito Pires, Letícia Carvalho de Oliveira Albuquerque, Evelyn Aparecida de Oliveira (orientadora), Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra (coorientadora)

LEOPOLDINA, MG

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

Somos alunas do CEFET-MG e fazemos parte do projeto intitulado InRio – Sistema de Análise e Previsão do Nível do Rio, que tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta útil para a população se manter precavida sobre as alterações do nível do rio.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1933" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Desde o começo das civilizações, os rios tiveram papel fundamental para a formação das cidades e para a sobrevivência dos homens. Até os dias atuais, os cursos de água são o sustento de milhares de famílias no Brasil e em todo o mundo. Visto sua fundamental importância, o controle do nível das águas dos rios se torna extremamente necessário para a agricultura, piscicultura, e principalmente para a previsão de enchentes. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional, 47 municípios mineiros estiveram em situação de emergência em função dos temporais ocorridos nos primeiros meses do ano de 2020. Tais ocorrências implicam em diversos problemas para a população, como, por exemplo, no município de Leopoldina, onde os alunos e professores do CEFET-MG, campus III, tiveram problemas com o transporte entre Leopoldina e a cidade vizinha, Cataguases, que sofre muito com o problema de enchentes, o que acabou inviabilizando as atividades escolares em dois dias nos meses de fevereiro e março. Em função disso, torna-se imprescindível soluções para a minimização de tais impactos causados por uma rápida elevação do nível dos rios. Sendo assim, o projeto “InRio – Sistema de Análise e Previsão do Nível dos Rios” propõe um sistema Web colaborativo no qual a população poderá se manter informada para possíveis mudanças do nível do rio em dias de chuvas. O sistema é apoiado por um modelo matemático e computacional que simula as alterações no nível dos rios em decorrência dos índices pluviométricos. Essa simulação é feita através da manipulação de dados de entradas, como por exemplo, a largura do rio, o volume da chuva e o nível do rio. Por se tratar de um sistema colaborativo, o mesmo disponibiliza informações inseridas tanto por usuários comuns como por agentes voluntários, como por exemplo, a Defesa Civil, agregando uma maior confiabilidade nas informações. O usuário também tem acesso a um histórico com as variações do nível do rio, mantendo-se informado sobre estas alterações.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui