PLÁSTICOS - GERAÇÃO PÁSTICO ZERO

Ciências Biológicas

ID 11-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Brenda de Souza do Amaral
Sophia Machado de Borba
Rafaela Adriano
Cristina Beatriz Colman (orientadora)
Nilmara Zanini (coorientadora)

São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Gusmão Britto

FLIPBOOK do Trabalho

Pesquisa realizada mostrou a necessidade de conscientizar a comunidade escolar sobre o descarte adequado do plástico, desencadeando ações do projeto Geração Plástico Zero para tornar o ambiente escolar mais limpo e agradável para todos.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1843" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O presente projeto de pesquisa trata sobre o plástico, um dos materiais mais utilizados pelo ser humano, devido ao fato de ser barato, maleável e poder ser transformado em diversos objetos, substituindo materiais como o marfim, cascos de tartaruga, algodão, etc. Este material também apresenta malefícios, pois se descartado de forma incorreta demora de 100 a 400 anos para se decompor e neste período pode causar vários danos ao meio ambiente e a diversos seres vivos. A partir de uma saída de campo dos alunos dos 9º anos da nossa escola, ao Parque do Trabalhador, em São Leopoldo, para observar e registrar o descarte de resíduos naquele local, foi percebido que havia muito lixo descartado indevidamente, principalmente derivados de plástico. Isso nos fez pensar que o que ocorre no Parque também ocorre na nossa escola. Dessa forma resolvemos investigar como poderíamos melhorar o descarte correto do plástico na escola. Além disso, o projeto teve como objetivos conscientizar a população sobre o que são os plásticos, os seus benefícios, os efeitos negativos do seu descarte irregular e as etapas de reciclagem desse resíduo; compartilhar informações sobre como o descarte incorreto do plástico pode ser prejudicial para o ambiente, e aumentar a quantidade de material encaminhado para a reciclagem. Com base na pesquisa realizada na escola, concluímos que muitas pessoas confundem a reutilização do plástico com a sua reciclagem, processos completamente diferentes. Surgiu, então, a necessidade de desenvolver um projeto maior chamado GERAÇÃO PLÁSTICO ZERO para dar continuidade as ações já realizadas. Este novo projeto tem a intenção de aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre os malefícios causados pelo plástico; esclarecer a importância da separação correta do lixo; e estabelecer parcerias com empresas públicas e privadas para que se dê o destino correto do lixo produzido, tornando o espaço da EMEF Profª Maria Gusmão Britto ambientalmente correto e sustentável.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui