O que se entende por aeromodelismo? Quais são suas aplicações e empecilhos? Objetiva-se, compreender o aeromodelismo como uma prática com aplicações na recreação, na competição e a educação

CONFECÇÃO DE AEROMODELOS SUSTENTÁVEIS: ANÁLISE DO CUSTO, MASSA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

Engenharias

ID 357-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Bruno Álvares de Melo Silva, Cláudio Ferreira Nogueira, Vinícius de Ávila Jager, Maísa Gonçalves da Silva (Orientadora), Youry Souza Marques (Coorientador), Wilma Pereira Santos Faria (Coorientadora)

Uberlândia, MG

Escola Estadual Messias Pedreiro

FLIPBOOK do Trabalho

Quais materiais sustentáveis podem ser adaptados para a construção de aeromodelos leves e resistentes, com desempenho de voo satisfatório?

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1874" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O desenvolvimento sustentável faz-se importante para as gerações futuras, já que a persistência do padrão consumista, compreendido na sociedade de consumo, está relacionada ao iminente esgotamento dos recursos naturais. Neste sentido, ideias que contemplem a produção dos bens de consumo biodegradáveis e a inserção da mentalidade do uso consciente são necessárias. Com base nesses princípios, a proposta dessa pesquisa consiste na análise de alternativas ecologicamente viáveis no que confere os materiais utilizados na construção de aeromodelos. O Aeromodelismo é compreendido como o conjunto de atividades relacionadas à projeção, confecção e uso dessas aeronaves não tripuladas, remotamente comandadas, a fim de experimentações ou recreação. O estudo orienta-se pela pergunta: “Quais materiais sustentáveis podem ser adaptados para a construção de aeromodelos leves e resistentes, com desempenho de voo satisfatório?”. O objetivo geral do trabalho é identificar materiais, considerados sustentáveis, que possam ser utilizados na fabricação de aeromodelos, que atendam às necessidades com relação às propriedades físicas da matéria, sendo resistentes e leves. A metodologia ampara-se na realização de reuniões semanais entre pesquisadores do Ensino Médio e orientadores, revisão da literatura, análise dos materiais utilizados na fabricação, avaliação da confecção de um material sustentável, construção do aeromodelo e testes físicos relacionados à resistência dos materiais. A pesquisa está amparada na área de exatas, no bloco de engenharia, o qual predomina a análise quantitativa, será realizada a busca de dados acadêmicos e confiáveis, por vezes dados numéricos, considerando as análises do protótipo, grandezas relacionadas à massa do aeromodelo e também quanto à resistência do material utilizado. Como resultado, espera-se a identificação ou o desenvolvimento de um composto sustentável que seja leve e resistente e que possa ser utilizado na confecção do protótipo do aeromodelo.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui