391-2020 ESTUDO SOBRE AS LEIS DA AERODINÂMICA POR MEIO DA PRÁTICA DO AEROMODELISMO

Engenharias

ID 391-2020
Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Arthur Cunha Pena, Filipe Belchior Bessa Zanovello, Murilo Cesário da Costa, Maísa Gonçalves da Silva (Orientadora), Wilma Pereira Santos Faria (Coorientadora), Youry Souza Marques (Coorientador)

Uberlândia, MG

Colégio Nacional - Rondon II

FLIPBOOK do Trabalho

O que se entende por aeromodelismo? Quais são suas aplicações e empecilhos? Objetiva-se, compreender o aeromodelismo como uma prática com aplicações na recreação, na competição e a educação

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1876" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O aeromodelismo é um conjunto de atividades relacionadas à projeção, à construção e ao uso de aeromodelos, com o intuito de aplicação em experimentações acadêmicas e para a recreação. Nesse sentido, tal prática pode ser considerada um hobby ou esporte. No entanto, apresenta divergências quanto à legislação, é dispendiosa e necessita de maior divulgação para a população. A partir disso pretende-se estruturar as conceituações existentes, a fim de difundir esse entretenimento, o qual pode ser aplicado na educação básica, por meio da explicação de temáticas físicas em um viés alternativo. Nesta instância a pesquisa direciona-se pela pergunta: “O que se entende por aeromodelismo? Quais são suas aplicações e empecilhos?”. Objetiva-se, então, compreender o aeromodelismo como uma prática com aplicações – entre elas, a recreação, a competição e a educação – e com limitações, preço e o aspecto “elitista”. Entender conceitos de Aerodinâmica é imprescindível, os quais se referem à função de uma aeronave – sobrevoar. Ademais, é importante considerar que o principal obstáculo nas primeiras tentativas para colocar um avião no ar era a força peso, referente à força gravitacional, mas a partir da confecção de diferentes formatos aerodinâmicos dos corpos, conseguiu-se controlar este problema, de forma artesanal no início. Posteriormente, destaca-se a importância dos projetos estruturais, que contribuem no desenvolvimento de estruturas aerodinâmicas; pelas quais os seres humanos conseguiram ocupar os “céus”. Sendo assim, a metodologia ampara-se na realização de reuniões semanais entre pesquisadores do Ensino Médio e orientadores, revisão da literatura, análise da legislação relacionada à prática, compreensão das estruturas de um aeromodelo e dos conceitos aerodinâmicos que explicam o voo. Como efeito de investigação, espera-se disseminar o aeromodelismo, por meio de aplicação aos estudos de física da educação básica, a fim de contribuir para o ensinamento de conceitos abstratos.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Nice blog here! Also your web site loads up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate link to your
    host? I wish my site loaded up as fast as yours lol 0mniartist asmr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui