DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE SOBREVIVÊNCIA COM DESAFIOS DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO UTILIZANDO O UNITY3D

Ciências Exatas e da Terra

ID 42-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Antônio Carlos Stephan de Souza Neto
Luan Soares Oliveira (Orientador)

Leopoldina, Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

FLIPBOOK do Trabalho

The Last é um jogo de sobrevivência desenvolvido por estudantes do ensino médio técnico do CEFET-MG/Leopoldina. Com cenários totalmente em 3D, o desenvolvimento foi realizado utilizando-se o Unity3D e linguagens de programação como o C#

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1840" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

A indústria dos jogos representa hoje um dos maiores mercados do mundo, movimentando a economia de diversas formas. Uma prova do crescimento e da importância deste seguimento é o fato dele ter ultrapassado setores tradicionais do entretenimento, como música e cinema. Nos primórdios desta indústria, a possibilidade de desenvolver um jogo era restrita a grandes empresas, que possuíam o poder de investimento necessário. No entanto, com o acesso facilitado a bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento de software, criar jogos passou de uma exclusividade de grandes empresas para uma oportunidade para programadores entusiastas. Uma das ferramentas mais utilizadas no mercado de desenvolvimento amador é a Unity 3D, devido a sua vasta biblioteca pública, comunidade de desenvolvimento ativa e compatibilidade com linguagens de programação já difundidas no mercado. Além disso, a plataforma Unity oferece ferramentas auxiliares para atividades comuns no desenvolvimento de jogos, como edição de imagens. Desta forma, o objetivo do presente projeto é realizar uma pesquisa destas ferramentas, levantando bibliotecas, engines e assets interessantes para o desenvolvimento de um jogo. A partir deste levantamento, pretende-se desenvolver um jogo no estilo “sobrevivência” que possua como uma de suas mecânicas a resolução de pequenos desafios ligados a área de lógica e programação. Por fim, toda a etapa de desenvolvimento será documentada, gerando relatórios técnicos e artigos. Até o momento o jogo já conta com 3 andares projetados e parcialmente decorados, com objetos e texturas com interações físicas. Além disso, o cenário já possui funcionalidades de iluminação que gera efeitos sobre os objetos do cenário. Também foi desenvolvida uma versão inicial da mecânica de desafios de lógica, que será aprimorada até a versão final do jogo. Desta forma, uma versão beta do jogo deverá ser disponibilizada em fevereiro de 2021 para apreciação da comunidade externa ao desenvolvimento.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui