ELAS ENTRE AS ESTRELAS: DESCOMPLICANDO O COSMOS

Ciências Exatas e da Terra

ID 442-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Bianca da Silva Nascimento
Lavínia Stéfany Ferreira Moreira
Lohana Stephany Tomaz Silva
Fabíola Cristina Fonseca (Orientadora)

Mateus Leme, Minas Gerais

Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro

FLIPBOOK do Trabalho

Apresentar os facilitadores no ensino aprendizagem em Astronomia criados a partir de pesquisas que demonstram a superficialidade da abordagem do tema, apesar da grande importância e relevância atrelados a ciência e tecnologia.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1861" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Um número de mulheres cada vez maior vem se destacando em diversos segmentos da ciência, incluindo a astronomia. Mas a contribuição da mulher na ciência começa muito antes de existir o Dia da Mulher e dos movimentos da revolução feminista. Na astronomia, essa paixão das mulheres pelo universo e sua sede por descobertas e conhecimento datam milênios antes de Cristo. Sendo a astronomia uma ciência natural que estuda as propriedades dos corpos celestes e os fenômenos que os envolvem. Contudo dificuldades no campo da física e da matemática impede o aprofundamento de grande parte da população nesta área. Diante disso, o objetivo deste projeto é a construção de facilitadores para a compreensão e divulgação da astronomia. Justifica-se tal projeto, uma vez que, o senso comum em astronomia prevalece ao detrimento do conhecimento científico. Para tanto, desenvolveu-se pesquisas bibliográficas e estudos individuais e em grupo que permitiram a construção de ideias, aprendizado, compreensão e teorias sobre o tema astronomia. Além disso, criou-se plataformas digitais para divulgação do projeto. Metodologias como a criação de oito facilitadores estão sendo desenvolvidas para a compreensão de astronomia, estes foram planejados pelas autoras e estão em fase de construção, como: Luneta Espacial, Mapa de Possibilidades, Tapete Planetário, Amarelinha Astronômica, Cardápio de invenções, Infográfico Elas entre as Estrelas, Planetário Tridimensional e Lua Animada. Outra metodologia adotada foi a elaboração de um questionário e sua aplicação em estudantes de sextos e terceiros anos da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro para determinação da relação de conhecimento, gênero e idade. Espera-se com este projeto, contribuir e facilitar a sistematização de informações e compreensão sobre o cosmos, através dos modelos astronômicos projetados. Além de enriquecer e demonstrar a presença da mulher na astronomia.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui