VARAL INTELIGENTE: A UTILIZAÇÃO DA INTERNET DAS COISAS (IOT) PARA A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Engenharias

ID 447-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Luisa Oliveira Carrilhos
Otávio Henriques Mattes
Rodrigo Hirschmann
Joseane Angela Pasqualli do Amaral (Orientadora)
Cassiano Zolet Busatto (Coorientadora)

Pelotas, Rio Grande do Sul

Escola SESI de Ensino Médio Eraldo Giacobbe

FLIPBOOK do Trabalho

O Varal Inteligente é um sistema de capas protetoras acopladas em um varal do tipo sanfona que através de um aplicativo de controle de rede aberta e um dispositivo controlador com acesso wi-fi ativa o mecanismo remotamente.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1834" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Buscando uma solução inovadora para ajudar as pessoas no seu dia a dia, otimizando tempo, proporcionando comodidade, não esquecendo da preocupação com o meio ambiente, segurança e baixo custo, surgiu a ideia do nosso projeto. Elaboramos um formulário para coleta de informações sobre como as pessoas secam suas roupas. Constatamos que a maioria dos moradores de condomínios colocam as roupas para secar em varais do modelo sanfona, durante a manhã, e as retiram apenas quando chegam das suas atividades ao final do dia. Devido às incertezas sobre a estabilidade do tempo as roupas podem ser molhadas por uma possível chuva inesperada. O presente projeto de pesquisa, através da automação, visa facilitar o processo de secagem das roupas remotamente através de um varal inteligente, trazendo uma solução de baixo custo e de fácil instalação, que futuramente possa ser comercializada para o público em geral. Trata-se de um sistema de capas protetoras de chuva que cobrem as roupas no varal quando ativadas através de um aplicativo para celular. Assim, quando o usuário perceber uma instabilidade no tempo, poderá acionar o dispositivo e proteger suas roupas. As capas protetoras também contarão com um sistema de proteção contra os raios do sol para que as roupas não desbotem suas cores. O conjunto pode contar também com uma variedade de cores, para dar ao usuário a possibilidade de escolher qual cor melhor combina visualmente com sua residência. Esse sistema deverá ser acoplado a um varal de parede do modelo sanfona, já existente, e utilizará um aplicativo de controle de rede aberta e uma placa controladora com acesso wi-fi, que ativará o mecanismo de fechamento da capa. Nossa pesquisa deseja aliar a teoria com a prática mobilizando conhecimentos de elétrica, engenharia, matemática, física, buscando a domótica para desenvolver uma alternativa para facilitar a secagem e conservação das roupas.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui