ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA (EPS): ANALÍSE DA FEIRA SOLIDÁRIA E FAMÍLIA DE AGRICULTORES

Ciências Humanas

ID 363-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Daniel Augusto Magno Diniz Figueira
Gabriela de Castro Vilarinho
Lucas Reis Giarola
Arianne Vellasco Gomes (Orientadora)
Maísa Gonçalves da Silva (Coorientadora)
Wilma Pereira Santos Faria (Coorientadora)

Uberlândia, Minas Gerais

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA UFU

FLIPBOOK do Trabalho

Quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária encubado pelo Ciep’s?

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1866" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

Esta pesquisa é realizada por estudantes do Ensino Fundamental, que participam de um projeto científico sobre a Economia Popular Solidaria (EPS), vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas (GEPIT). Considerando o desenvolvimento da pesquisa, em parceria com o Ciep’s (Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários). Buscando entender o tema, ponderou-se a necessidade de compreender os conceitos de economia, com o objetivo analisar como os projetos do Ciep’s selecionados são encubados, bem como sua importância. A pergunta norteadora é “Quais são as etapas e os impactos do desenvolvimento de um projeto com base na Economia Popular Solidária encubado pelo Ciep’s?”. Para o desenvolvimento desta pesquisa, são realizadas webconferências semanais. Com a leitura das principais referências do tema tem-se o suporte para elaboração de resumos e fichamentos. A metodologia da pesquisa ampara-se no levantamento bibliográfico, estudo sobre o Ciep’s, com analise da encubação. Considerando a analise do processo de encubação de projeto, será realizada entrevista com coordenadores do Ciep’s. Dentre os projetos do Ciep’s destaca-se os projetos Família de Agricultores e a Feira Solidária, que serão foco da investigação, para isso serão realizados trabalho de campo, entrevista com os envolvidos, questionário com o intuito de coletar dados que serão analisados. Como resultado do estudo bibliográfico tem-se que a Economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A Economia Capitalista tem como principais características o lucro, a livre concorrência de mercado e o acumulo de capitais, sendo claro a diferença entre o proprietário e o trabalhador. Na EPS o trabalhador tem autonomia de gestão financeira e de produção, sendo ele quem detém o poder de decisão. Com a realização deste estudo espera-se divulgar em eventos científicos, sobre a EPS, o Ciep’s e também a importância dos dois projetos selecionados.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui