PAPEL DESCARTADO X DESTINO SUSTENTÁVEL

Ciências Sociais Aplicadas

ID 46-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Luan Alves Ribeiro
Mariana de Oliveira Vargas
Wilson José Custódio Júnior
Renata de Souza Capobiango (Orientadora)
Adriana Mara de Souza Pedrosa (Coorientadora)

Miraí, Minas Gerais

Escola Estadual Santo Antônio

FLIPBOOK do Trabalho

 

O projeto foi abordado na E.E.S.A com o principal objetivo de melhorar a qualidade do lixo. Durante as aulas presenciais reciclamos mais de 2 toneladas de papel produzidos na escola. Na pandemia criamos a campanha “Sustentabilidade em Casa.”

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="1858" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O projeto foi abordado no contexto da Escola Estadual Santo Antônio (Miraí-MG) com o principal objetivo de melhorar a qualidade do lixo no ambiente escolar. Para darmos inicio ao projeto aplicamos mais de 100 questionários nos alunos para conhecer a realidade do lixo, e concluímos que o papel é o resíduo mais descartado na escola, sendo assim percebemos a grande necessidade de mudança na questão do descarte do papel. A principio, envolvemos os representantes de turma e fizemos uma grande conscientização com os alunos da escola sobre a importância da reciclagem do papel. Posteriormente fizemos uma parceria com a fábrica de biscoitos da cidade, que nos forneceu baldes de manteiga que transformamos em lixeiras e estas foram implantadas nas salas de aula com objetivo de realizar a triagem do lixo. Além disso, fizemos um pequeno depósito na escola para armazenar o papel coletado dentro de sala. Os representantes de turma ficaram responsáveis por supervisionar o transporte do papel da sala de aula para o depósito. Por último, realizamos uma parceria com a empresa de reciclagem da cidade, que ficou responsável por coletar e reciclar o papel produzido na escola. Com a ajuda dessa empresa reciclamos mais de 2 toneladas de papel descartados nos meses de Dezembro 2019 e Fevereiro 2020. Adquirimos um retorno ecológico e financeiro para escola. Durante a pandemia da COVID-19, o ensino na Escola Estadual Santo Antônio foi remoto, assim deixando de descartar grande quantidade de papel, então criamos redes sociais para o projeto, onde damos dicas sobre o descarte sustentável do papel e fizemos um site para divulgação dos nossos resultados. Além disso aplicamos um questionário virtual para saber se os alunos de nossa escola tinham livros e cadernos em casa para serem descartados, então criamos a campanha “Sustentabilidade em Casa” pontos de coleta pela cidade para coletar esses papéis e reciclar, é importante lembrar que tomamos todos os cuidados de prevenção contra COVID-19.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

6 COMENTÁRIOS

  1. Onde são os pontos de coletas para o descarte para os papéis?
    Gostaria de ajudar a divulgar o projeto.
    É mudando nossas ações do dia a dia q fazemos do mundo um lugar melhor.
    Parabéns a toda a equipe pela iniciativa.

  2. Parabéns para toda equipe. Projeto importantíssimo para todos!
    Vocês arrasaram!!!

  3. Parabéns a toda equipe pelo maravilhoso projeto desenvolvido …vcs arrasaram !!👏👏👏👏

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui