A LEITURA EM NOSSAS VIDAS

Linguística, Letras e Artes

ID 77-2020
Anos Finais do Ensino Fundamental Ensino Médio/Técnico

4ª FEMIC Jovem

Autores

Camila de Oliveira Lira
Vinícius Monteiro Valadares
Daniela Siqueira da Silva (Orientadora)
Moyselita Viegas da Silva (Coorientadora)

Gravatá, Pernambuco

Grupo Educacional Recrearte

FLIPBOOK do Trabalho

O projeto visa uma parceria da escola com a família para resgatar o prazer da leitura, buscando devolver o valor e a sua importância, proporcionando fazer reflexões pessoais, culturais e sociais tornando-se membro crítico da sociedade em que atua.

[3d-flip-book mode="fullscreen" id="2018" ][/3d-flip-book]

REsumo Científico

O projeto iniciou no semestre 2019.2, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I composta por 24 alunos do Grupo Educacional Recrearte, localizada na cidade de Gravatá-PE, desenvolvido e executado na disciplina de Língua Portuguesa e Produção Textual ao longo de momentos em sala de aula (e em casa) tendo continuidade no Fundamental II na turma do 6º ano. O uso cada vez mais frequente de celulares, videogames, TVs, computadores, atrelados à falta de incentivo e estímulo à prática da leitura é uma realidade atual e presente em famílias e comunidades escolares. Tal situação apresentada tem afetado a compreensão e interpretação de texto, a escrita de palavras quanto às normas vigentes, elaboração e construção da escrita criativa, dificuldade na concentração e foco das atividades, bem como interferência no campo socioemocional. A abordagem utilizada na investigação é do tipo qualitativa e em pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida em forma de debates, jogos, atividades de leitura significativas, coletas de livros para doação a instituições necessitadas e estimulação ao hábito da leitura (livro físico e digital), para que assim, houvesse uma maior participação e visitação de toda comunidade escolar à biblioteca, além do constante incentivo e parceria da família. Alcançando ao término deste projeto, o envolvimento marcante de todos os educandos envolvidos, bem como a solidificação visível entre a família e escola no incentivo a busca e realização de leituras, sejam elas de forma tradicional feitas através do livro físico ou por meio da tecnologia, ferramenta que amplificou o leque de opções e estímulo frente a construção do hábito de ler. Todo conhecimento construído ao longo do desenvolvimento da pesquisa foi transmitido à comunidade escolar para que os mesmos pudessem se conscientizar dos benefícios da leitura, bem como reconhecer sua importância no processo de formação do sujeito-leitor, conseguindo dessa forma ter uma visão mais atenta ao seu entorno.

Para qualquer dúvida, envie um email para os autores

É proibida a reprodução, a distribuição, a transmissão, a exibição, a publicação ou a divulgação, total ou parcial, sem prévia e expressa autorização dos autores e a FEMIC – Feira Mineira de Iniciação Científica.


Coordenação geral: Fernanda Aires Guedes Ferreira
Vice Coordenação: Larissa Amaral Diniz Tomaz
contato@femic.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui