Critérios para julgamento | Peso | Nota |
Criatividade e Inovação O trabalho apresenta objetivo inovador ou tema relevante? O trabalho apresenta originalidade? |
2 | 0 a 10 |
Profundidade da pesquisa As conclusões apresentadas compreendem o escopo da pesquisa inicial? A abordagem é compatível com a escolaridade dos estudantes? Os estudantes possuem conhecimentos teóricos sobre a temática da pesquisa? Quanto tempo os estudantes demoraram para desenvolver o trabalho? O trabalho foi totalmente desenvolvido pelos estudantes? Caso não seja, qual profunda foi a ajuda externa que ele recebeu? Há referências de estudo? |
2 | 0 a 10 |
Resumo e pôster animado O resumo está bem escrito e capaz de sintetizar claramente o trabalho desenvolvido? O pôster animado apresenta fotos, desenhos, gráficos, documentos e/ou outros complementos para ajudar na exposição do trabalho? |
2 | 0 a 10 |
Clareza e objetividade na exposição do projeto Os estudantes sabem expor as etapas do trabalho? O material escrito reflete o conhecimento dos estudantes sobre o trabalho? As fases de desenvolvimento foram apresentadas de forma ordenada e coerente? |
1 | 0 a 10 |
Uso da metodologia científica O trabalho possui objetivos, desenvolvimento e resultados claros? |
1 | 0 a 10 |
Aplicabilidade dos resultados no cotidiano da sociedade O trabalho possui tema voltado a alguma necessidade da sociedade? O trabalho surgiu das vivências/necessidades dos estudantes? |
1 | 0 a 10 |
Empolgação e comprometimento dos alunos no momento de apresentação da pesquisa Os estudantes estão bem-dispostos e com vontade de apresentar o trabalho? |
1 | 0 a 10 |
TOTAL | 10 | ≤ 100 |
Processos Avaliativos na FEMIC
Aspectos considerados nos processos avaliativos
- a profundidade e o uso da metodologia científica;
- a criatividade e inovação;
- o uso da linguagem formal
- a importância/aplicação da pesquisa na comunidade/cotidiano.
Projetos com temáticas de relevância social
Projetos voltados a demandas sociais como: povos e comunidades tradicionais, moradores de áreas rurais e periferias urbanas das cidades de Minas Gerais, pessoas com deficiência e meninas/mulheres recebem na pré-avaliação 5 pontos (10% do geral) a mais que os demais projetos a fim de garantir maior participação destes na FEMIC, uma vez que são temáticas relevantes na atualidade.
Áreas Científicas
A FEMIC apresenta oito áreas e suas sub-áreas de Avaliação, conforme áreas científicas da CAPES/CNPQ.
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Biológicas
- Engenharias
- Ciências da Saúde
- Ciências Agrárias
- Ciências Sociais Aplicadas
- Ciências Humanas
- Linguística, Letras e Artes
Pré-avaliação dos projetos para seleção dos participantesEtapa de avaliação destinada a selecionar os projetos que participarão da FEMIC. Os projetos aprovados são divulgados em listas, conforme área científica.
Avaliação dos projetos durante a FEMICTodos os trabalhos participantes da FEMIC virtual serão avaliados por uma comissão de avaliadores convidados com reputação, experiência e formação acadêmica superior coerente à área científica das pesquisas. As avaliações acontecem por videoconferência utilizando a plataforma GOOGLE MEET.
Barema de avaliação
Feedback FEMIC
Todos os projetos selecionados ou não selecionados para participar na FEMIC receberão, via e-mail, um feedback dos avaliadores que participaram da banca de avaliação dos projetos. Essa ação tem o objetivo de ajudar no processo de pesquisa e investigação dos autores dos projetos.
Em nenhuma situação, caberá recursos quanto aos processos de avaliação conduzidos.