Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologias

Um curso que possibilita aprendizagens sobre os princípios gerais do trabalho científico e oferece estratégias para interpretação e avaliação de trabalhos de pesquisa em todos os níveis educacionais. 

Carga horária: 100 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividades avaliativas com media mínima de 70%.

Cronograma

Fluxo contínuo.

Certificados

Para todos os cursistas com aproveitamento mínimo de 70%.

Sobre o curso

Público-alvo

Profissionais da Educação, Ciência e/ou Tecnologia interessados em aprimoramento e atualização profissional; estudantes universitários interessados em atividades complementares; estudantes interessados em complementação / atualização de currículo; gestores interessados na capacitação do quadro de funcionários.

Objetivos

Objetivo geral Formar pessoas capazes de realizar avaliações justas e equilibradas de projetos científicos apresentados em Feiras de Ciências e Tecnologia. 

Objetivos específicos

  • Capacitar avaliadores(as) para uma leitura crítica de trabalhos científicos e tecnológicos realizados por estudantes em todas as modalidades de educação e em diferentes contextos educacionais;
  • Formar avaliadores(as) para que compreendam os quesitos da avaliação e julguem, de forma ética e sensata, os trabalhos científicos e tecnológicos que disputam as premiações de Feiras de Ciências e Tecnologia;
  • Alcançar resultados metodologicamente mais significativos nas premiações das Feiras de Ciências e Tecnologia através da atuação desses(as) avaliadores(as).

Metodologia

Todo o material para estudos fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem o curso, sendo este o Moodle. 

O curso possui um parte prática que acontece com avaliação de projetos de Iniciação Científica na FEMIC.

A certificação é disponibilizada mediante a realização de AVALIAÇÕES, na qual é preciso alcançar nota mínima de 70% para ser aprovado. O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO.

Professores especialistas, mestres e doutores atuam como tutores dos cursos buscando um ambiente de aprendizagem bem interativo.

Estrutura curricular

Módulo 1: Metodologia do trabalho científico
Módulo 2: Conhecendo as Feiras de Ciências  e Tecnologia
Módulo 3: Os critérios de Avaliação das Feiras de Ciências e Tecnologia

Material didático

Com os resultados e experiências acumuladas na preparação e  oferecimento do curso Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologia organizamos, no ano de 2020, um livro com o objetivo de oferecer suporte aos participantes do nosso curso, bem como proporcionar aos coordenadores de Feiras de Ciências pelo Brasil orientações sobre os processos avaliativos dos trabalhos de pesquisa da Educação Básica. 

Nosso livro busca uma  participação mais efetiva dos estudantes em projetos de iniciação científica,  fortalecendo a alfabetização científica em diferentes espaços.

Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência 

O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão  que acontece na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sob a coordenação da professora Fernanda Guedes. O projeto nasceu em março de 2017 e tem por objetivo principal motivar, promover e desenvolver a educação científica nos espaços educacionais através aprendizagens guiadas pela metodologia  STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).

Equipe

Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência 

Fernanda Guedes

Professora | Pesquisadora

Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia. 

Fernanda Villani

PROFESSORA | PESQUISADORA​

Bióloga, doutora e mestre em Ciências. 

Tutoras | FaE-UEMG

Universitárias, bolsistas e professoras colaboradoras

Comentários de cursista

Bom dia, adorei o curso. Aprendo bastante, com os conteúdos e com a interação com os colegas.
Sthefany Cruz
Ótima apresentação: fornece um apanhado geral sobre tipos de feiras de ciências e de trabalhos; áreas de pesquisa; formas de apresentação; elementos importantes para um projeto; o que e como avaliar.
Sol Stabile
A apresentação foi muito bem desenvolvida em cada aspecto das avaliações, muito clara e objetiva. Excelente material!
Maria Cecília
Perfeita a apresentação. Onde os critérios, metodologias, avaliação ( conceito e tipo ) e até da importância do diário de bordo, são apresentados de forma clara e objetiva.
Wellyngton Gouvea