Sobre a FEMIC

A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento de promoção e divulgação científica que incentiva a criatividade, a inovação e o protagonismo em estudantes e professores, através de ações diversas de ensino, pesquisa e extensão.

Todos os anos a FEMIC realiza uma abrangente mostra de projetos de pesquisa que reúne crianças e jovens, sob a orientação de professores e professoras destaques, de diversas instituições e estados brasileiros e internacionais. Além da mostra de projetos, a FEMIC realiza programas, projetos, eventos e cursos, principalmente guiados pela metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), para que estudantes, professores e colaboradores tenham capacitação, orientação e suporte para a realização de seus trabalhos de iniciação científica.

A FEMIC tem por objetivos:

01

Motivar, promover e desenvolver

a educação científica nos espaços educacionais, em todos os níveis e modalidades;

02

Incentivar

crianças, jovens e adultos para a autoria e atuação contínua em projetos de iniciação científica e tecnológica;

03

Valorizar, oferecer suporte e estimular

estudantes com habilidades e/ou interesse em ciência, tecnologia e inovação;

04

Valorizar

os professores atuantes no desenvolvimento da pesquisa e iniciação científica escolar contribuindo para oportunizar e oferecer suporte, apoio e formação contínua capaz de atender suas necessidades e expectativas;

05

Oportunizar

o contato e proximidade de estudantes e professores da educação básica com a universidade permitindo parcerias, colaborações e ações conjuntas para o desenvolvimento da educação científica em ambos os espaços;

06

Reconhecer, selecionar e indicar

trabalhos destaques em iniciação científica e tecnológica para a participação em Feiras e/ou Mostras Nacionais e Internacionais de Ciências, Tecnologia e Inovação.

Acontece pela FEMIC

FEMIC para todas as idades

FEMIC Júnior: trabalhos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
FEMIC Jovem: tabalhos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico.
FEMIC Mais: trabalhos de universitários, EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores, pesquisadores e outros profissionais.

Um pouco sobre a história da FEMIC

A orientação de trabalhos de pesquisa e a organização de feiras de ciências na cidade de Mateus Leme acontece de forma isolada (em nível escolar) desde a década de 80. No entanto, nos últimos anos essa organização passou a ser mais sistematizada e a acontecer de forma mais abrangente e, principalmente, acontecendo de modo a maximizar parcerias entre estudantes-professores-associações-universidades. Com isso, desde o ano de 2016, todas as escolas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio de Mateus Leme passaram a realizar suas próprias feiras de ciências.

A repercussão do processo de iniciação científica em Mateus Leme teve como consequência, em 12 de novembro de 2016, na fundação da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC), entidade científica, jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, que tem a finalidade de

“prestar apoio e orientação, promover, incentivar, divulgar e socializar a pesquisa e a iniciação científica e tecnológica desde a educação básica, bem como atuar como órgão representante da área junto a entidades estaduais, nacionais e internacionais de educação, pesquisa e fomento, inclusive as governamentais, sensibilizando-as, contribuindo com estudos, propostas e mobilizando-as para a importância de financiamento e apoio aos estudos pertinentes à Educação científica e à formação de pessoal docente e discente.” (AMPIC, 2016, p.1)

Com a fundação da AMPIC, a Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira idealizou a FEMIC e assumiu a sua coordenação. Como sede, foi escolhida a cidade de Mateus Leme, Minas Gerais, por ter como cenário aspectos de cultura científica de ampla generalidade, constituída pelo conjunto de fatores, eventos e ações dos sujeitos escolares nos processos sociais voltados para a produção, a difusão, o ensino e a divulgação do conhecimento científico. Mateus Leme, possui também, mais de uma década de opulento histórico de participações e conquistas de estudantes e professores em feiras de ciências estaduais, nacionais e internacionais e, inclusive, tem estes sujeitos protagonistas como membros das comissões organizadoras da FEMIC.

A FEMIC, no ano de 2016, foi inicialmente nomeada como “Feira Mateuslemense de Iniciação científica” e recebeu apoio financeiro da Chamada CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas. Através dos recursos provenientes desta chamada foi possível a estruturação física e pedagógica do evento.  Porém, com a grande repercussão do evento em Minas Gerais e em algumas cidades de outros estados brasileiros, a FEMIC ganhou abrangência estadual, passando a ser nomeada, desde a primeira edição, de forma mais abrangente, como: “Feira Mineira de Iniciação Científica”.  Em 2019, a FEMIC se consolidou como um evento de abrangência nacional, inclusive com a participação de trabalhos do outros países da América latina.

Desde a consolidação da FEMIC no estado de Minas Gerais, vem sendo significativo o aumento no número de participações das escolas mineiras em feiras estaduais, nacionais e internacionais. Sendo, portanto, notável que a FEMIC vem escrevendo a sua história como um evento que prima por oportunizar aprendizagem significa, cultura científica e conhecimento científico sistemático, ensejando situações e contextos múltiplos para a Alfabetização Científico-Tecnológica. Uma feira referência na motivação, promoção e desenvolvimento de educação cientifica brasileira de forma ética, responsável e dinâmica, buscando atender as necessidades e as expectativas das pessoas e das instituições envolvidas.

A FEMIC é virtual

Desde 2020, a FEMIC passou a ser um evento virtual. As atividades acontecem no site, canal do youtube, portal FEMIC e nas redes sociais. Tudo de modo gatuito!

Na modalidade virtual a FEMIC passou a ser uma feira ainda mais abrangente e inclusiva. A tecnologia permitiu que mais escolas se juntassem ao movimento diminuindo desigualdades e permitindo a participação de todos.

Anualmente a FEMIC aperfeiçoa suas plataformas interativas para permitir que todos participem com muita animação e aprendizagem!