Avaliadores

Apoie as nossas ações

A FEMIC convida pesquisadores(as) especialistas, mestres e doutores nas diversas áreas do conhecimento para participarem da comissão avaliadora dos trabalhos. 

Todos os avaliadores voluntários recebem certificados digitais de participação, com carga de 60 horas.

Por que avaliar os trabalhos na FEMIC?

A avaliação na FEMIC visa promover a interação e o intercâmbio de informações entre a Universidade e os estudantes e professores da Educação Básica. Através das avaliações, a FEMIC oferece a estes oportunidades diversas, tais como:

  • Participação em feiras e outros eventos científicos de abrangência regional, nacional e internacional, devido às dezenas de credenciais que anualmente são distribuídas na FEMIC, via parcerias com feiras afiliadas. 
  • Atuação como bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.
  • Certificação para reconhecimento das atuações dos projetos nas áreas diversas do conhecimento.
  • Publicação dos trabalhos em períodicos, capítulos e livros científicos em Editora renomada. 
  • Menções honrosas e premiações institucionais. 
Portanto, o processo de avaliação na FEMIC se qualifica como uma ferramenta pedagógica de formação humana que visa incentivar e valorizar as atividades de iniciação científica e tecnológica realizadas tanto em instituições brasileiras quanto internacionais.

Requisitos para atuar como
avaliador(a) da FEMIC

Cada avaliador na FEMIC avalia de 5 a 12 trabalhos científicos. Os trabalhos são organizados por área do conhecimento e modalidades da FEMIC. 

Ser pesquisador(a) científico

Ter experiência na elaboração de trabalhos científicos durante a formação acadêmica e/ou como orientador(a).

Ter formação universitária

Ser formado em algum curso superior ou estar cursando licenciatura, preferencialmente em Pedagogia.

Ter disponibilidade de leitura

Necessário ter disponibilidade para dedicar leitura e apreciação dos materiais (resumo, pôster relatório e vídeo pitch) submetidos pelos autores dos trabalhos.

Ter disponibilidade de interação

Necessário ter disponibilidade para participar de pelo menos uma sessão de videoconferência durante a FEMIC (duração média de 90 minutos).

Distribuição dos avaliadores pelas
modalidades da FEMIC

FEMIC Júnior

Crianças

Para avaliar trabalhos da FEMIC Júnior é necessário ter formação universitária em algum curso de Licenciatura ou estar cursando, preferencialmente, Pedagogia.

FEMIC Jovem

Jovens

Para avaliar trabalhos da FEMIC Jovem é necessário ter formação universitária concluída e, preferencialmente, ter especialização, mestrado ou doutorado. 

FEMIC Mais

Adultos

Para avaliar trabalhos da FEMIC Mais é necessário ter especialização, mestrado ou doutorado ou estar cursando mestrado ou doutorado. 

Etapas avaliativas na FEMIC

Os trabalhos na FEMIC passam por três etapas avaliativas:

  1. Comitê de Revisão Científica (CRC): etapa destinada a averiguar se o trabalho foi submetido conforme as regras da FEMIC e se está conforme as normas estabelecidas pela legislação brasileira ou internacional no que se refere a aspectos de segurança e ética em pesquisa. Etapa de exclusiva atuação de membros designados pela organização geral da FEMIC.
  2. Pré-avaliação dos trabalhos: etapa destinada a selecionar os projetos que participarão da FEMIC. As avaliações acontecem pela apreciação do resumo científico e informações gerais do projeto enviadas na etapa de submissão. Os trabalhos são distribuídos para avaliação, conforme área científica e formação acadêmica dos avaliadores.  
  3. Avaliação final dos trabalhos: etapa destinada a destacar e premiar os melhores trabalhos participantes da FEMIC. A avaliação acontece por videoconferências durante a mostra virtual e pela análise de materiais disponibilizados pelos autores no PORTAL FEMIC. As videoconferências são agendadas previamente, via plataforma Google Meet, e os links disponibilizados no PORTAL FEMIC. A comissão organizadora faz contato prévio com os avaliadores para que estes indiquem os dias e horários de disponibilidade. 

Quero ser um(a) avaliador(a).
O que fazer?

1) Cadastre-se no PORTAL FEMIC e mantenha os dados de PERFIL sempre atualizados. 

2) Preencha o formulário de manifestação de interesse em ser avaliador da FEMIC. 

Oportunidade de formação

Curso de extensão sobre Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologias

Um curso que possibilita aprendizagens sobre os princípios gerais do trabalho científico e oferece estratégias para interpretação e avaliação de trabalhos de pesquisa em todos os níveis educacionais. 

Carga horária: 100 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividades avaliativas com media mínima de 70%.

MATERIAL DIDÁTICO

Com os resultados e experiências acumuladas na preparação e  oferecimento do curso Avaliação em Feiras de Ciências e Tecnologias, a FEMIC organizou um livro com o objetivo de proporcionar orientações sobre processos avaliativos dos trabalhos de pesquisa da Educação Básica. 

O livro busca uma  participação mais efetiva dos estudantes em projetos de iniciação científica fortalecendo a alfabetização científica em diferentes espaços.

Apoie

Conheça outras formas de colaborar