Regras de participação FEMIC

Para participar da mostra de projetos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais é muito importante estar atento e conhecer todas as regras de participação .

Regras e critérios

1. Podem submeter projetos para a FEMIC Júnior estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou paises estrangeiros.
 
2. Podem submeter projetos para a FEMIC Jovem estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), do Ensino Médio e do Ensino Técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil ou paises estrangeiros.
 
3. Podem enviar projetos para a FEMIC Mais trabalhos de autoria de:

– Professores da Educação Básica
– Professores e/ou estudantes do Ensino Superior
– Profissionais diversos

 
4. Os projetos da FEMIC Júnior e Jovem podem ter entre 1 e 3 estudantes e entre 1 e 3 orientadores. Os estudantes podem ser de idades, séries, escolas, cidades ou estados diferentes. Os projetos da FEMIC Mais deverão ter no máximo 6 autores, incluindo o(a) orientador(a), caso ele exista na equipe.
  • Podem ser listados como autores somente aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo.
 
5. A submissão de trabalho é gratuita e deverá ser feita até a data limite publicada no Cronograma da FEMIC.
 
6. Cada estudante da FEMIC Júnior e Jovem podem inscrever apenas UM projeto de sua autoria. É obrigatória a presença de pelo menos um autor do trabalho no momento da avaliação que acontece durante a FEMIC. 
 
7. Os autores de trabalho inscritos na FEMIC Mais podem ter seus nomes em diferentes trabalhos. Porém, a apresentação de cada trabalho deverá acontecer por autores diferentes caso sejam selecionados para apresentação na mesma Sessão de Comunicação e os horários sejam incompatíveis. É obrigatória a presença de pelo menos um autor do trabalho no momento da avaliação do trabalho.
 
8. Os projetos da modalidade FEMIC Júnior e Jovem com duração superior a 12 meses, devem informar no ato da inscrição que se tratam de “Projetos de Continuidade do ano anterior”. O início da pesquisa de campo ou da fase experimental ou de prototipagem deverá ser considerado como data inicial do projeto.
  • Projetos realizados pelos estudantes a partir de trabalhos de outros pesquisadores não são considerados “Continuação de Projeto Anterior”, mas o estudante deverá mostrar claramente os elementos do projeto que ele desenvolveu e quais partes do projeto são de autoria de outro pesquisador citando as devidas fontes. Este item independe da participação do estudante em edições anteriores da FEMIC ou em outras mostras científicas.

9.  Sobre a ORIGINALIDADE E AUTORIA PRÓPRIA dos trabalhos.

  • Todo trabalho aprovado para participação na FEMIC deve ser original, de única e exclusiva autoria das pessoas relacionadas no ato da inscrição e não se tratar de cópia integral ou parcial de textos e trabalhos de autoria de outrem, seja em formato de papel, eletrônico, digital, audiovisual ou qualquer outro meio.
  • Os autores ao inscreverem seus trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão do que é considerado plágio, não apenas a cópia integral do trabalho, mas também parte dele, inclusive de artigos e/ou parágrafos, sem citação do autor ou de sua fonte.
  • Trabalhos que possuam conteúdos copiados sem as devidas referências serão desclassificados por plágio.
10. Orientadores podem participar de múltiplos projetos. O orientador deve ter no mínimo 18 anos para assumir a orientação do projeto e devem, no mínimo, estarem cursando um curso superior. 
 
11. Na inscrição dos trabalhos é necessário inserir um resumo da pesquisa contendo OBRIGATORIAMENTE entre 1500 e 2000 caracteres com espaço. Todos os projetos apresentados na FEMIC terão seus resumos publicados nos Anais do evento. Mais informações em Passo a passo para seu projeto na FEMIC.
 
12. Para a mostra, todos os trabalhos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais deverão elaborar um pôster científico (slide ou banner) no formato indicado pela FEMIC, confore modo de participação. Este item ficará disponível para visitação pública no PORTAL FEMIC e será considerado durante a avaliação dos trabalhos pela comissão de avaliadores. Mais informações em Modelos e Tutoriais.
13. Para a mostra todos os trabalhos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais deverão elaborar um Vídeo com a explicação do trabalho. Este item ficará disponível para visitação pública no Portal FEMIC e será considerado durante a avaliação dos trabalhos pela comissão de avaliadores. Mais informações em Modelos e Tutoriais.
 
14. Para a mostra todos os trabalhos da FEMIC Júnior, Jovem e Mais deverão elaborar um Relatório científico do trabalho. Este item ficará disponível para visitação pública no Portal FEMIC e será considerado durante a avaliação dos trabalhos pela comissão de avaliadores. Mais informações em Modelos e Tutoriais.
 
15. É opcional a apresentação do Plano de pesquisa e Diário de bordo.
 
16. Os projetos devem estar categorizados em áreas científicas, conforme as áreas científicas da CAPES/CNPQ.
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ciências Biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Agrárias
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Ciências Humanas
  • Linguística, Letras e Artes
17. Todos os trabalhos devem preencher a aba: “Ética e segurança”, disponível no Portal FEMIC durante a submissão. Projetos que envolvam experimentação em seres humanos, animais vertebrados, agentes biológicos devem observar todas as exigências legais para esse tipo de pesquisa conforme as normas estabelecidas pela legislação brasileira e internacional. Tais trabalhos necessitarão receber parecer de recomendação do CRC da FEMIC no que ser refere à aspectos éticos e segurança. Sem esse parecer o trabalho terá a inscrição indeferida. Ver informações em Ética e segurança.
 
18. São avaliados apenas projetos que apresentem todos os dados e documentos exigidos. Aqueles que não estejam de acordo com estas regras serão desclassificados.
 
19. Serão selecionados cerca de 180 trabalhos para participarem da  FEMIC no ano vigente, sendo 50% de cada modalidade de modo presencial e 50% de modo virtual. A seleção acontecerá através de bancas de avaliação compostas por pesquisadores convidados com reputação, experiência e formação acadêmica superior coerente à área científica das pesquisas. A previsão é de:
– 24 projetos FEMIC Júnior
– 120 projetos FEMIC Jovem
– 36 projetos FEMIC Mais
 
20. Projetos indicados por Feiras Afiliadas à FEMIC deverão realizar a submissão do trabalho até a data limite publicada no Cronograma da FEMIC. No momento de submissão deverão marcar que se tratam de “Projeto foi indicado por alguma feira afiliada/conveniada com a FEMIC“. Tais projetos terão a participação garantida, desde que apresentem pesquisas que atendam todas as regras da FEMIC.
21. Os projetos selecionados para participarem da FEMIC são anunciados na sua página oficial na data divulgada no Cronograma da feira. A divulgação é feita por meio de duas listas separadas: uma com os projetos que participarão da FEMIC Presencial e outra com os que participarão da FEMIC Virtual, conforme a manifestação de interesse informada pelos autores. 
 
22. Na modalidade FEMIC Júnior e Jovem a apresentação do projeto deve ser realizada pelo(s) estudante(s) autor(es). O orientador ou o coorientador não poderão apresentar o projeto no lugar dos estudantes. Essa regra não se aplica à FEMIC Mais.
 
23. Na mostra de trabalhos presencial e nas videoconferências de avaliação dos trabalhos (detalhes em Processos de Avaliação dos projetos na FEMIC)  por um Comitê de Avaliação que julgará os seguintes critérios:
  • Atitudes;
  • Habilidades;
  • Criatividade / Inovação;
  • Relevância;
  • Profundidade;
  • Aplicação do Método;
  • Pôster;
  • Interação durante a apresentação oral. 
24. A FEMIC não se responsabilizará por problemas técnicos e operacionais envolvendo tecnologias de informação e interação que impedirem estudantes de finalizarem suas inscrições/cadastros/submissões ou de se conectarem às atividades da FEMIC. Ressaltamos, porém, que todo cuidado e respeito à diversidade de acesso referente à inclusão digital serão devidamente considerados para sanar problemas e dúvidas. Recomenda-se que os participantes testem o acesso ao ambiente virtual com pelo menos 24 horas de antecedência. A FEMIC não se responsabiliza por falhas decorrentes de conexões instáveis não reportadas nesse prazo.
 
25. Com base nas avaliações do Comitê de Avaliação, a organização da FEMIC atribuirá premiações diversas. Os projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo competem juntos dentro de suas categorias.
 
26. As premiações com credenciais para participação em feiras conveniadas à FEMIC serão conferidas aos trabalhos conforme as regras específicas de cada uma delas.  
 
27. A FEMIC não oferece ajuda de custo, passagens e hospedagens para participação dos autores nos eventos que conquistarem credenciais como premiação. Salvo em situações específicas quando se tratar de parcerias ou convênios com a AMPIC (Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica). Diante disso, cada projeto deverá procurar apoio de suas escolas, famílias, secretarias de educação, associações, entre outros, para garantir a participação de seus membros.

28. Quanto aos direitos Intelectuais (Autorais, Imagens, Marcas e afins)

  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando a utilização de quaisquer direitos intelectuais (autorais, imagem, marca e afins) relativos a obras literárias, artísticas ou científicas, obras audiovisuais, textos de palestras, fotografias etc., conteúdos, direitos de personalidade, interpretações, execuções, marcas, sinais distintivos, a qualquer título, de suas autorias ou propriedade, relacionados ao evento na proporção e extensão de suas respectivas criações e participações.
  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando a uso do seus nome, depoimentos e  imagens (fotos e voz), incluindo fotos e vídeos enviados por estes à FEMIC, para fins de pesquisa, eventos, divulgações, propagandas e retrospectivas relacionadas ao referido evento da FEMIC e seus colaboradores, patrocinadores, atendendo às mesmas finalidades do parágrafo anterior, a título gratuito e por tempo indeterminado. As imagens/ fotografias e sons poderão ser fixados, reproduzidos e modificados com qualquer meio técnico. Poderão ser reproduzidas parcialmente ou na sua totalidade em qualquer suporte (papel, digital, magnético, tecido, plástico, etc.) e integradas a qualquer outro material (fotografia, desenho, ilustração, pintura, vídeo, animação, etc.) conhecido ou que venha a existir no futuro.
  • Os expositores ao inscreverem os trabalhos na FEMIC assumem ter total conhecimento e compreensão de que estão autorizando as descrições citadas nos parágrafos acima a título gratuito, sem que seja devida qualquer remuneração e por tempo indeterminado, podendo ser explorados em qualquer parte do mundo e em todos os ramos (publicidade, edição, imprensa, design, etc.).
  • Os organizadores/responsáveis pela FEMIC são isentos de de quaisquer responsabilidades acerca de qualquer direito demandado relativo a autorizações de Direitos Intelectuais, inclusive quanto a eventuais reclamações de terceiros interessados, valendo a mesma exclusivamente para o evento supracitado e, posteriormente, aos materiais eventualmente veiculados e atrelados ao mesmo.
  • Todos os estudantes, orientadores e coorientadores participantes da FEMIC, obrigatoriamente,  deverão preencher, on-line, uma Autorização para uso de Direitos Intelectuais (autorais, imagem, marca e afins). Esse preenchimento ficará disponível no PORTAL FEMIC no ato do cadastro no sistema. 
  • A FEMIC garante que os dados pessoais dos participantes serão tratados conforme a LGPD (Lei 13.709/2018), usados apenas para gestão do evento, autorizações expressas e por prazo razoável para divulgação.

29. Em nenhuma situação, caberá recurso  quanto aos processos de avaliação conduzidos.

30. Quanto ao feedback dos processos avaliativos informamos que tanto na etapa de pré-avaliação, que acontece para selecionar os trabalhos participantes, quanto na etapa de avaliação, que acontece  para destacar  os trabalhos que serão reconhecidos através das premiações conferidas na cerimônia de premiação, a FEMIC praticará o prazo de 60 dias úteis para socialização (solicitada no email da FEMIC) dos resultados com os autores sobre a avaliação que foi conduzida pela comissão avaliadora. Observar os processos avaliativos na página: Avaliação. O feedback fica disponível no Portal FEMIC. 
 
31. Todos os participantes devem ler e concordar com a política de privacidade da FEMIC como pré-requisito para sua inscrição. Todos os participantes devem se  cadastrar durante a submissão do projeto e não é permitida a troca, alteração ou inclusão de participantes após a submissão do projeto.

32. A participação na FEMIC é de responsabilidade dos próprios participantes. A organização da feira não cobre e não se responsabiliza por nenhum custo relacionado à participação presencial, como transporte, alimentação, hospedagem, banner impresso, itens de afixação e exposição no estande, materiais de exposição ou qualquer outra despesa. Todos os custos devem ser assumidos pela própria equipe do projeto, seus responsáveis ou instituições apoiadoras.

33. O WhatsApp institucional e o e-mail oficial da FEMIC são os únicos canais reconhecidos para comunicação com a organização da feira. Solicitações, dúvidas ou necessidades específicas devem ser enviadas com no mínimo 48 horas de antecedência, a fim de garantir a análise e o retorno adequado por parte da equipe organizadora. 

34. Desistências ou solicitações de alteração devem ser encaminhadas via e‑mail ou WhatsApp institucional com mínimo de 48 horas de antecedência. No entanto, não serão possíveis alterações que envolvam dados inseridos incorretamente no PORTAL FEMIC, fora do prazo de submissão, como título do projeto, nome dos participantes ou informações da escola, uma vez que essas informações são de responsabilidade da equipe no momento da submissão e são utilizadas para fins oficiais (certificados, credenciamento, publicação etc.).

35. É permitido o uso de ferramentas de inteligência artificial como apoio na realização do projeto, desde que seu uso seja declarado de forma clara e ética na apresentação, no relatório e/ou durante a avaliação.

Não será aceito o uso de IA para substituir integralmente a autoria dos participantes em qualquer parte essencial do projeto (como a escrita do relatório, análise de dados ou construção da solução apresentada). Projetos que fizerem uso indevido ou oculto de ferramentas de IA poderão ser desclassificados.

A equipe avaliadora poderá solicitar esclarecimentos sobre o processo de desenvolvimento do trabalho e a forma como a IA foi utilizada, se for o caso. 

 

36. A organização da FEMIC se reserva no direito de modificar ou ajustar, a qualquer momento, as regras acima.