Este curso possibilitará uma introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. Nele serão abordados os princípios gerais do trabalho científico e questões envolvendo ética e segurança em pesquisa.
Carga horária: 50 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividades avaliativas com media mínima de 70%.
A partir de 30 de julho de 2022
A conclusão deverá acontecer em até 120 dias de matrícula.
Ambiente Virtual de Aprendizagem da FEMIC
Para todos os cursistas com aproveitamento mínimo de 70%.
Estudantes da Educação Básica de escolas brasileiras que atuam ou pretendem atuar como autores(as) de projeto de iniciação científica.
Objetivo geral: incentivar e qualificar estudantes da educação básica para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica criativos, inovadores e com aplicações práticas na sociedade.
Objetivos específicos
O curso acontece através de: aulas com atividades online na plataforma do curso, leitura e escrita científica, fóruns, exercícios e atividades práticas no contexto da FEMIC.
Todo o material para estudos fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da FEMIC.
O curso possui um parte prática que oferece suporte aos cursistas participantes da Feira Mineira Iniciação Científica na FEMIC.
A certificação é disponibilizada mediante a realização de AVALIAÇÕES, na qual é preciso alcançar nota mínima de 70% para ser aprovado. O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO.
Professores especialistas, mestres e doutores atuam como tutores dos cursos buscando um ambiente de aprendizagem bem interativo.
Módulo 1: Planejamento da pesquisa.
Módulo 2: Desenvolvimento/execução da pesquisa.
Módulo 3: Escrita científica.
Módulo 4: Exposição e publicação da pesquisa.
O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão que acontece na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sob a coordenação da professora Fernanda Guedes. O projeto nasceu em março de 2017 e tem por objetivo principal motivar, promover e desenvolver a educação científica nos espaços educacionais através aprendizagens guiadas pela metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência
Professora | Pesquisadora
Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia.
Universitária
Graduanda em Pedagogia da FaE-UEMG.