Público-alvo
Estudantes da Educação Básica de escolas brasileiras que atuam ou pretendem atuar como autores(as) de projeto de iniciação científica.
Este curso possibilitará uma introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. Nele serão abordados os princípios gerais do trabalho científico e questões envolvendo ética e segurança em pesquisa.
Carga horária: 50 horas
Modalidade: Educação a distância (EAD)
Certificado: Certificação digital online, fornecida mediante realização de atividades avaliativas com media mínima de 70%.
Em breve!
Fluxo contínuo.
Portal FEMIC
Para todos os cursistas com aproveitamento mínimo de 70%.
Estudantes da Educação Básica de escolas brasileiras que atuam ou pretendem atuar como autores(as) de projeto de iniciação científica.
Objetivo geral: incentivar e qualificar estudantes da educação básica para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica criativos, inovadores e com aplicações práticas na sociedade.
Objetivos específicos
O curso acontece através de: aulas com atividades online na plataforma do curso, leitura e escrita científica, fóruns, exercícios e atividades práticas no contexto da FEMIC.
Todo o material para estudos fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da FEMIC.
O curso possui um parte prática que oferece suporte aos cursistas participantes da Feira Mineira Iniciação Científica na FEMIC.
A certificação é disponibilizada mediante a realização de AVALIAÇÕES, na qual é preciso alcançar nota mínima de 70% para ser aprovado. O CERTIFICADO será disponibilizado automaticamente APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO.
Professores especialistas, mestres e doutores atuam como tutores dos cursos buscando um ambiente de aprendizagem bem interativo.
Módulo 1: Planejamento da pesquisa.
Módulo 2: Desenvolvimento/execução da pesquisa.
Módulo 3: Escrita científica.
Módulo 4: Exposição e publicação da pesquisa.
O ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência é um projeto de extensão que acontece na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) sob a coordenação da professora Fernanda Guedes. O projeto nasceu em março de 2017 e tem por objetivo principal motivar, promover e desenvolver a educação científica nos espaços educacionais através aprendizagens guiadas pela metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics).
Ateliê pedagógico de divulgação e popularização da Ciência
Professora | Pesquisadora
Bióloga, doutora em Educação e mestre em Ecologia.
Universitária
Graduanda em Pedagogia da FaE-UEMG.